sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Treino especial 'recupera' Alex, e Inter espera ápice do meia em 2014

Contratado do Qatar, jogador chegou com defasagem física, mas se vê quase no nível de quando deixou o Brasil: 'Sigo correndo atrás do pessoal'


Por Porto Alegre
 
 

Alex meia Inter (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
Alex diz que 'corre atrás do pessoal' por forma física
(Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
Alex já está melhor. E crescerá ainda mais. E estará em igualdades de condições aos companheiros em 2014. Esse é o projeto do Inter para o meia, repatriado em julho como uma das grandes contratações, mas que ainda não conseguiu repetir o futebol que o consagrou em sua primeira passagem pelo clube.
O período no Qatar, onde defendeu por um ano o Al-Gharafa, fez Alex retornar em defasagem física em relação ao restante do grupo. Primeiro, pela carga de treinos diferentes. Depois, porque ainda recomeçava o período de trabalhos no clube árabe. No Beira-Rio, para se equiparar aos companheiros, começou a passar por um trabalho especial orientado pelo coordenador da preparação física, Élio Carravetta.
- O Alex está evoluindo gradativamente. No Qatar era tudo diferente, treino, jogo. Ele veio sem ritmo e precisava passar por um período de readaptação. Agora, realiza dez unidades de trabalho especial, um treino de força para suprir além do que faz com os companheiros. É um trabalho diferente, com intensidade. Já está totalmente com o grupo, mas seguirá essa rotina. E ajuda, claro, o fato de ter uma consciência corporal e ser muito disciplinado.
Alex conversa com coordenador da preparação física do Inter Élio Carravetta (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
Alex conversa com Élio Carravetta em treino do Inter (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
No último final de semana, na derrota por 3 a 2 para o São Paulo, Alex iniciou entre os titulares. Era um dos destaques da equipe, com seus chutes de média distância. Acabou sacado aos 18 minutos do segundo tempo para a entrada de Caio.

O jogo, aliás, foi o 16º de Alex em seu retorno. O nono como titular. Porém, em apenas três atuou durante toda a partida. O motivo? O cronograma de carga estipulado para o atleta, justifica Carravetta:
- O Alex vem fazendo um trabalho progressivo. Inclusive, por orientação da preparação, ele não pode atuar um jogo inteiro. Até para crescer e ter uma boa progressão e recuperação.
Alex em sua 2ª passagem

16 jogos
9 como titular
3 partidas inteiras
1 gol
1 assistência
O articulador corrobora com o pensamento do profissional colorado. Ele sabe que, apesar de todo o crescimento demonstrado desde quando chegou, em julho, seu ápice ocorrerá em 2014. Mesmo sem a sequência para suportar toda a partida, se mostra satisfeito com a parcela de contribuição que tem dado ao clube nas oportunidades que tem recebido, antes com Dunga e agora com Clemer. Porém, traz um dado. Já está próximo da situação física que tinha quando foi negociado pelo Corinthians, em 2012:
- Naturalmente no ano que vem estarei melhor. Você chega no meio da temporada, então eu sigo correndo atrás do pessoal. Isso é certo. Estamos fazendo o trabalho bem direcionado para a condição melhorar. Fico feliz de ter realizado um bom jogo com o São Paulo. O importante não é jogar os 90 minutos. É jogar 10, 15, 30 minutos, mas fazer bem. Mas, só para mostrar, eu saí do Corinthians com mais de 50% de massa muscular. Hoje, treinando aqui há três meses, estou com 48,8%. Foi um dado que peguei. Por isso minha condição melhorará conforme o passar do tempo.
Para o jogo deste domingo, diante do Atlético-PR, Alex deve ser mantido entre os titulares. Foi o que indicou o coletivo promovido por Clemer na última quarta. Caso entre em campo, o Inter espera que mostre ainda mais crescimento e consiga acertar um de seus chutes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário