quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Beira-Rio recebe 10ª membrana, e ritmo de instalação supera previsão

Quantidade foi alcançada em cerca de uma semana de trabalho. Primeira peça foi colocada na quarta-feira passada e impressiona engenheiro


Por Porto Alegre
 
 
A instalação da membrana do Beira-Rio segue em ritmo acelerado. Nesta quinta-feira, o número de peças instaladas chegou a dez. A quantidade foi alcançada após oito dias de trabalho. O início da colocação da película aconteceu na quarta-feira passada, quando os alpinistas da Andrade Gutierrez abriram a primeira parte.
A previsão inicial, feita pelo engenheiro responsável pela instalação, Nelson Fiedler, era de o grupo atingisse um nível avançado de trabalho em cerca de 20 dias, abrindo de duas a três membranas por dia. A situação, no entanto, aconteceu de forma mais rápida.
- Estamos próximos da previsão otimista. Em um planejamento, você faz três previsões. A otimista, a média e a pessimista. Estamos trabalhando com extrema tranquilidade e estou muito feliz com o resultado da estratégia que a gente adotou - comemorou Nelson, lembrando que optou por utilizar um guindaste especial de 500 toneladas, otimizando o processo.
Beira-Rio membrana  (Foto: Caetanno Freitas/Globoesporte.com)Beira-Rio está com 10 membranas instaladas (Foto: Caetanno Freitas/Globoesporte.com)
Outra surpresa é a questão do branqueamento da película. A primeira membrana colocada, que tinha a tonalidade bege, já está próxima do branco ideal. De acordo com Nelson Fiedler, a ação solar em Porto Alegre é a responsável pela cor. O engenheiro, que também assinou o projeto do "teto" do Maracanã, afirma que o processo está muito rápido do que no Rio de Janeiro.
- No Maracanã, a primeira parte demorou 30 a 40 dias pra branquear. Aqui, em questão de três ou quatro dias aconteceu o 'processo de cura' dela. Estamos de queixo caído.

O que é a membrana?

A membrana é feita de uma mistura de tecido de fibra de vidro com Teflon. O material é flexível como um cartão de crédito e sua durabilidade é superior a 30 anos. A película é imune à radiação ultravioleta e a agentes corrosivos e é capaz de suportar enormes variações de temperatura (de - 200 ºC a 260°C). Tem características autolimpantes, eliminando resíduos apenas com a água da chuva.

A película luminosa não será exclusividade do Beira-Rio para a Copa. Em maio, a empresa Hightex encerrou a instalação da peça no Maracanã. O grupo também é responsável pelo material da Arena das Dunas, em Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário