sexta-feira, 24 de maio de 2013

Inter muda foto e inicia Brasileirão com apenas 3 do time de 2012

Do time que enfrentará o Vitória neste sábado, apenas Muriel, Moledo e Fabrício pegaram o Coxa na estreia do nacional no ano passado

Por Tomás Hammes Porto Alegre

 
Willians e Forlán comemoram gol do Inter contra o Veranópolis (Foto: Alexandre Lops/Divulgação, Inter)
Willians e Forlán começam o Brasileirão pelo Inter
(Foto: Alexandre Lops/Divulgação, Inter)
Para quem olha rapidamente, pode passar despercebido, mas o Inter que inicia o Brasileirão neste sábado é bem diferente daquele de 2012. Um ano depois, a fotografia mudou. E como.
Dunga ainda não confirmou a equipe. Ele será confirmado na coletiva na tarde desta sexta-feira, após o treino realizado em Salvador. Porém, como o técnico já encontrou seu time, a única mudança é a entrada de Rafael Moura no lugar de Leandro Damião.
O time, conhecido de cor por direção, imprensa e torcedores mostra uma mudança radical em relação ao de 2012, quando Dorival Júnior ainda era o treinador. Este, aliás, é o primeiro ponto. Em campo, o local que menos foi modificado é a defesa. Entretanto, não pense que ela passou impune.
Seguem no setor Muriel, Rodrigo Moledo e Fabrício. E termina por aí. Na lateral direita, deixou o Inter o contestado Nei, que rumou para o Vasco. Em seu lugar, entrou Gabriel que, de relegado no Grêmio, virou peça fundamental e esteve presente nas 21 partidas dos titulares na temporada.
Escalações Jogos
Muriel; Nei, Índio, Moledo e Fabrício; Elton, Guiñazu, Oscar e Dátolo; Dagoberto e Damião Inter 2 x 0 Coritiba – 20/05/2012
Muriel; Gabriel, Moledo, Juan e Fabrício; Airton, Willians, Fred e D’Alessandro; Forlán e Rafael Moura Vitória x Inter – 25/03/2013
 
O companheiro de Moledo também mudou. Índio começou o Brasileirão entre os 11 iniciais. Agora, o defensor multicampeão está no banco. Juan, contratado no decorrer da competição e que sofreu com problemas de lesão, voltou a ser o zagueiro que fez carreira na Europa e disputou as Copas do Mundo de 2006 e 2010.
Do meio para frente, nada de semelhanças. Na vitória sobre o Coritiba por 2 a 0, o meio-campo foi composto por Elton, Guiñazu, Oscar e Dátolo. O primeiro era outro jogador que não contava com o apoio da torcida. Está emprestado ao Criciúma. El Cholo, que disputava o posto de principal ídolo dos colorados com D’Alessandro, voltou ao Libertad, do Paraguai. Oscar acabou negociado com o Chelsea, da Inglaterra. Dátolo segue no Beira-Rio, mas vive às turras com as lesões e virou apenas alternativa no grupo de Dunga.
A dupla atual de volantes é composta por Airton e Willians, com a bagagem de campeões do Brasileirão pelo Flamengo em 2009. Airton teve um início tímido, mas começa a demonstrar seu futebol. Já Willians entrou no time e logo se tornou um dos destaques do Colorado. Os dois armadores são Fred, que naquele começo de ano tentava garantir um lugar no grupo de Dorival, e D’Alessandro. O gringo já era do grupo, mas estava lesionado na estreia. Agora, os problemas clínicos ficaram de lado e o camisa 10 voltou a ser a referência do Inter.
Leandro Damião e Oscar gol Internacional x Coritiba (Foto: Edu Andrade / Ag. Estado)Damião está vetado para o jogo e Oscar foi negociado com o Chelsea (Foto: Edu Andrade / Ag. Estado)
O ataque que enfrentou o Coxa foi o responsável pela vitória. Dagoberto e Leandro Damião marcaram os gols que garantiram os primeiros três pontos da equipe na competição. Sem conseguir sequência pelas lesões e após virar reserva com a chegada de Diego Forlán, Dagoberto trocou Porto Alegre por Belo Horizonte para defender o Cruzeiro. Damião segue no Beira-Rio, mas foi vetado pelo departamento médico para viajar a Salvador. O centroavante se recupera de uma lesão muscular na coxa direita. No dia 28 de maio, se apresenta à Seleção para o começo da preparação para a disputa da Copa das Confederações. Há ainda o temor de que o goleador seja vendido e nem vista mais a camisa do Inter.
A missão de balançar as redes dos baianos ficará incumbida a Forlán, artilheiro do time na temporada com dez gols, e Rafael Moura, que, enfim, terá a sonhada sequência e tenta se afirmar no Inter.
É esperar para ver se as oito peças – fora Dunga – diferentes conseguirão repetir os três pontos. Pelas 20h30m de sábado, virá a resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário