sábado, 16 de novembro de 2013

Alex entende reserva e espera ser útil a Clemer por 'cinco ou 90 minutos'

Contratado com alarde, meia garante estar melhor fisicamente e promete manter dedicação para buscar espaço no time em 2014


Por Belo Horizonte, MG
 

Alex meia Inter (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
Alex não gosta, mas entende a reserva no Inter
(Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
Titular ou reserva, o importante é contribuir. Independente do tempo que se permaneça em campo. Esse é o pensamento de Alex.

O meia retornou na metade do ano. Referendado pelos títulos conquistados em sua primeira passagem pelo clube gaúcho (Libertadores, Mundial, Recopa, Sul-Americana), o jogador de 31 anos foi contratado para dividir as tarefas de armação com D’Alessandro. Mas nem a história construída anos atrás garantiu sua titularidade. Apesar disso, ele mostra compreensão com a decisão de Clemer:

- O tempo no futebol me ensinou a enxergar que o grupo é mais importante que o individual. Você vê que o clube está acima de todo mundo. Só podem jogar 11. É preciso trabalhar para ser importante seja cinco ou 90 minutos.

O tempo no Qatar – ficou um ano no Al-Gharafa – fez Alex chegar em defasagem em relação ao restante do grupo. Com treinos especiais comandados pela preparação física, tenta ainda se equiparar aos companheiros. O articulador garante estar melhor e promete seguir com a mesma entrega para buscar seu espaço:

- Me sinto melhor, mas o Clemer está buscando o que é melhor para a equipe. Procuro buscar minha oportunidade. Teremos tempo para pensar no ano que vem.

Diante do Goiás, mais uma vez, Alex deve ficar no banco de reservas. Nesta segunda passagem, ele soma 18 jogos e um gol pelo Colorado.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Inter perde para o Galo em Minas Gerais


Inter, de Jorge Henrique, foi superado pelo Atlético-MG em Belo Horizonte
O Internacional foi derrotado por 2 a 1 pelo Atlético-MG na noite desta quinta-feira, na Arena Independência, em jogo válido pela 34ª rodada do Brasileirão. Foi um duelo difícil contra o atual campeão da Libertadores – o time colorado largou atrás no placar, com gol sofrido no primeiro tempo, buscou o empate na etapa final com D'Alessandro, de pênalti, mas o Galo acabou marcando o segundo gol.
Neste domingo (17/11), às 19h30, a equipe de Clemer encara mais uma partida fora de casa, contra o Goiás, no Serra Dourada.
Muitos desfalques
O time colorado foi a campo com uma série de desfalques. Juan, Ednei, Kleber, Gabriel, Leandro Damião e Scocco, lesionados, e Forlán, a serviço da seleção uruguaia, não puderam atuar. Na lateral-direita, Cláudio Winck foi a novidade.
Galo pressiona e faz 1 a 0
O duelo no Independência começou com um protesto protagonizado pelos jogadores de ambos os times, que alinhados com o movimento Bom Senso no Futebol Clube, cruzaram os braços e ficaram tocando bola a esmo por 40 segundos. Quando a disputa começou efetivamente, foi o Atlético-MG que criou as melhores chances.
Aos 2min, Alecsandro chutou da entrada da área, mas a bola ganhou muita elevação. Aos 9min, Diego Tardelli chutou cruzado e Muriel fez defesa parcial, com Jackson afastando na sequência. Dois minutos depois, Pierre disparou tiro frontal e bola desviou na zaga antes de sair pela linha de fundo. Aos 14min, Lucas Cândido bateu falta rasteira e Muriel defendeu em dois tempos. Aos 16min, o goleiro colorado ficou cara a cara com Alecsandro e fez grande defesa, evitando o gol dos donos da casa.

Muriel teve muito trabalho contra o atual campeão da América
Perigoso na frente, o time mineiro também marcava forte e não dava espaço para as investidas do Inter, que tentava ameaçar nos contra-ataques. Aos 21min, Caio avançou e velocidade pela ponta-direita e tentou acionar Jorge Henrique, que fechava para a conclusão na pequena área, mas o goleiro Giovanni conseguiu interceptar a bola. Aos 28min, Jorge Henrique experimentou chute de longa distância e a bola passou ao lado do gol.
Aos 37min, Fernandinho recebeu lançamento longo e chutou com força para abrir o placar para o Galo. O Colorado quase conseguiu o empate aos 40min: Jorge Henrique fez grande passe para Otávio, que chutou de primeira da entrada da área. A bola raspou a trave direita. Aos 42min, Luan – que havia entrado no lugar de Guilherme – obrigou Muriel a fazer mais uma boa defesa, em chute de disparado de fora da área.
Inter empata e sofre segundo gol
Os dois times voltaram sem alterações para a etapa final. Aos 3min, D'Alessandro cobrou falta, Giovanni fez defesa parcial e Jorge Henrique pegaria o rebote dentro da área, mas a arbitragem anulou o lance por impedimento inexistente. Aos 10min, Jorge Henrique chutou e Giovanni fez defesa segura.
O panorama do duelo seguia perigoso, com os donos da casa criando boas oportunidades na frente. Aos 11min, Marcos Rocha fez grande jogada e chutou rente à trave direita. Aos 11min, Luan concluiu colocado e a bola saiu à esquerda do gol colorado. Pouco depois, Leonardo Silva soltou uma pancada que passou muito perto do travessão.

D'Alessandro marcou, de pênalti, o seu 20º gol na temporada
Aos 19min,em rápido contra-golpe, Otávio invadiu a área pela esquerda e foi derrubado por Marcos Rocha. Pênalti claro! D'Alessandro cobrou e empatou o jogo. Foi o 20º gol do capitão argentino, artilheiro do Inter na temporada. Porém, já aos 21min, Alecsandro chutou da meia-lua e colocou o Atlético-MG novamente à frente no placar. 2 a 1.
Aos 38min, dois jogadores que haviam entrado no decorrer do segundo tempo criaram chance clara de gol para o Inter: Rafael  Moura recebeu grande passe de Valdívia e chutou em cima de Giovanni. Aos 43min, Leonardo Silva colocou a mão na bola no interior da área, mas a arbitragem não marcou pênalti. Aos 48min, o Colorado teve a última chance de empatar com Rafael Moura, mas Giovanni defendeu. O resultado deixa o Inter com 45 pontos, na 11ª posição, restando quatro rodadas para o final do Brasileirão.
"Fizemos um bom segundo tempo, mas acabamos sofrendo o segundo gol. Precisamos continuar trabalhando para ganhar pontos e terminar o ano da melhor maneira", dise D'Alessandro.
"Sabíamos que seria difícil jogar com o atual campeão da Libertadores aqui dentro. Nosso time está em transição. Hoje havia seis jogadores da base em campo. Fizemos um bom segundo tempo, mas sofremos o segundo gol", avaliou o técnico Clemer.
Ficha técnica:
Atlético-MG (2): Giovanni; Marcos Rocha (Carlos César), Leonardo Silva, Réver e Lucas Cândido; Pierre, Josué, Guilherme (Luan) (Dátolo), Diego Tardelli e Fernandinho; Alecsandro. Técnico: Cuca.
Internacional (1): Muriel; Cláudio Winck (Alex, aos 17min/2º tempo), Alan, Jackson e Fabrício; João Afonso (Valdívia, aos 37min do 2º tempo), Willians, Otávio, Jorge Henrique e D'Alessandro; Caio (Rafael Moura, aos 11min/2º tempo). Técnico: Clemer.
Gols: Fernandinho (A), aos 37 minutos do primeiro tempo, D'Alessandro (I), de pênalti, aos 20 minutos do segundo tempo, Alecsandro (A), aos 21min do segundo tempo.
Cartões amarelos: Tardelli, Lucas Cândido, Marcos Rocha, Alecsandro (A); Otávio, Cláudio Winck (I).
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (RJ), auxiliado por Dibert Pedrosa Moises (RJ) e Wagner de Almeida Santos (RJ).
Local: Independência, em Belo Horizonte.

fonte: Sport Club Internacional

Baixas forçam renovação, e Inter terá 6 jovens 'da casa' contra Atlético-MG

Cláudio Winck e Diogo disputam a vaga. No time titular, ainda há Muriel, Jackson, Alan, João Afonso e Otávio que atuaram pela base ou sub-23


Por Porto Alegre
 

Segue firme a reformulação de Clemer no Inter. Envolto em problemas, o técnico mais uma vez precisa modificar a equipe. E dá mais oportunidade para os garotos. Diante do Atlético-MG, por mais que não tenha confirmado o time, serão seis jogadores oriundos das categorias de base ou do time sub-23.

A novidade para o jogo das 21h estará na lateral direita. Gabriel não se recuperou da entorse no tornozelo esquerdo. Para piorar, Ednei sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda. A opção restante é Cláudio Winck, que é o provável titular, além de Diogo, pinçado do sub-23.
cláudio winck diogo montagem inter (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Cláudio Winck e Diogo disputam vaga na lateral (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Winck tem 19 anos e já disputou quatro partidas pelo grupo profissional. Sobrinho do ex-lateral Luís Carlos Winck e filho de Sérgio Winck, o garoto sempre foi cercado de expectativas, mas nunca teve a sequência para mostrar se tinha futuro. Já estava no grupo de Dunga. Para o técnico do sub-23, André Doring, Cláudio tem como principal virtude o físico e a chegada ao ataque:

- O Winck tem muita força física. Arremate de média distância muito bom. Se destaca pela parte física, avantajada, pelo alto... Mas destaco mesmo é o apoio - afirmou, em entrevista à Rádio Gaúcha.
Já Diogo é um ano mais velho. De acordo com o ex-goleiro, suas principais características são o cruzamento e a técnica:
- É um lateral de boa qualidade técnica, gosta do jogo de ultrapassagem. Joga com aproximação, tem um excelente cruzamento. A condução de bola também é muito boa.

Na defesa, só Fabrício é 'forasteiro'
Na defesa, aliás, é onde há mais concentração de jogadores que foram lapidados no Inter. Muriel, Alan e Jackson passaram pela base ou pelo sub-23. Jackson se firmou com Clemer. Assim como Muriel e D’Alessandro, atuou como titular em todas as partidas do técnico. Apenas o lateral-esquerdo Fabrício foi contratado para o "time de cima" no setor defensivo.

O meio-campo tem a grande contribuição do ex-goleiro: João Afonso. O volante, que era do grupo sub-20 – comandado por Clemer antes da demissão de Dunga – foi puxado pelo treinador e virou titular ao lado de Willians como volante. Na linha de três meias está Otávio. O jogador, que trabalhou com o técnico no sub-17, é um dos atletas de confiança.
Além dos garotos que estarão em campo, outros já receberam oportunidades ao menos para serem relacionados com Clemer. São eles: Artur, Thales, Jair, Valdívia, Alex Santana, Valdívia e Fernando Baiano.

O Inter pegará o Atlético-MG com Muriel; Cláudio Winck (Diogo), Alan, Jackson e Fabrício; João Afonso, Willians, Jorge Henrique, D’Alessandro e Otávio; Rafael Moura (Caio).

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Inter minimiza desfalques e elogia o Galo: 'Não foram campeões à toa'

Mesmo que o adversário não conte com jogadores como o goleiro Victor e o atacante Jô, técnico Clemer não enxerga facilidades para quinta-feira


Por Porto Alegre
 

Clemer técnico Inter (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
Clemer vê elenco forte do Atlético-MG
(Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
A falta de peças importantes do time do Atlético-MG poderia tornar o jogo mais fácil para o Inter nesta quinta-feira, no Independêncoa. Mas não na visão do técnico Clemer. Mesmo que o adversário vá enfrentar o Colorado com desfalques, o treinador rechaça a ideia de que as ausências contem a favor da equipe gaúcha.
Cuca não poderá escalar o goleiro Victor e o atacante Jô, ambos convocados para a Seleção Brasileira, além de ter perdido, por lesão, jogadores como Ronaldinho Gaúcho e Richarlyson. O último, inclusive, ficará de fora do Mundial no Marrocos, em dezembro. O meia, por sua vez, trabalhou com bola na última segunda-feira.
Apesar dos problemas, Clemer enalteceu o elenco e tratou de lembrar o título da Libertadores, conquistado pelos mineiros em julho deste ano, quando bateram o Olimpia nos pênaltis.
- O elenco deles é muito bom. Não foi campeão da Libertadores à toa. As dificuldades serão as mesmas, mesmo sem os jogadores - apontou em entrevista coletiva.
Se, por um lado, o Galo sofre com os desfalques, o Inter também terá problemas para a partida. Scocco não participou do treinamento desta terça-feira para realizar exames. Ednei, com um problema na coxa (não especificado qual), também ficou fora da atividade. Gabriel se recupera de uma entorse no tornozelo esquerdo e Kleber está com dor no joelho direito. Ainda estão fora Leandro Damião e Juan, que já correm no gramado, e Diego Forlán, a serviço da seleção uruguaia.
O Colorado, na 10ª colocação, com 45 pontos, encara as cinco partidas que ainda restam como decisões. A equipe gaúcha busca terminar o Brasileiro da melhor forma possível, já que amargou eliminação nas quartas de final da Copa do Brasil e não conseguiu se manter no G-4 ao longo da competição. Os mineiros estão em sétimo, com 49. O principal pensamento da equipe, entretanto, está no Mundial de Clubes Fifa, que acontece em dezembro, no Marrocos.
A partida, válida pela 34ª rodada, está marcada para as 21h desta quinta-feira, no Estádio Independência, em Belo Horizonte.

D'Ale se esquiva ao falar sobre o técnico de 2014: 'Não vou responder'

Meia é irônico ao afirmar que pode causar problemas se opinar sobre o assunto: 'Sou o cara que tem a chave do vestiário, que faz tudo'


Por Porto Alegre
 
D'Alessandro meia Inter (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
D'Alessandro meia Inter (Foto: Tomás
Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
Clemer, Abel Braga, Tite? Qual treinador tem a preferência do grupo do Inter? Qual o melhor perfil para o técnico que estará á frente dos jogadores em 2014? As perguntas seguem sem respostas. E D’Alessandro evitou entrar em qualquer tipo de polêmica, embora tenha admitido que o trabalho de Clemer caiu no gosto dos colorados.

O camisa 10, além de ser o capitão e principal liderança no vestiário, é conhecido pelo estilo de se expressar. Não raro, faz uma frase um pouco mais forte. Em algumas situações, até faz uma provocação, como ocorreu após o Gre-Nal (empate em 2 a 2), quando após comemorar o gol e brincando que estava de binóculos, ainda disse que havia time que precisava de fita VHS para recordar os títulos, em referência ao período em que o Grêmio não conquista competições de relevância.

Desta vez, El Cabezón foi político. Mas também não deixou a ironia de lado. Questionado sobre o futuro treinador, fugiu do assunto, até por dizer que lhe são atribuídas outras funções que não apenas as de campo:

- Eu não vou responder sua pergunta (jornalista). Até agradeço a você. Mas sou o cara que tem a chave do vestiário, que faz tudo, então não vou responder porque vou contratá-lo para o ano que vem – disse em tom de sarcasmo -. Se você quiser, pode fazer outra. Já vi muita coisa. Que o D’Alessandro é isso, que é aquilo, que compra, vende, sei lá.
Apesar da resposta, D’Ale ponderou que Clemer se entrosou bem com o grupo. O ex-goleiro, que estava no sub-20 até a saída de Dunga, tem se destacado pela integração dos garotos ao profissional. Porém, os mais experientes sempre que são abordados o elogiam. E o capitão, que conhece o treinador desde 2008 - quando chegou ao Beira-Rio e este ainda atuava como jogador - garante que o vestiário estará ao lado do agora chefe:

- O que posso opinar é que estamos bem com o Clemer.  Se ele ficar terá nosso respaldo. É um cara que conheço como pessoa, que me ajudou quando cheguei. Se ficar, terá o nosso apoio.

Clemer já comandou o Inter em nove jogos. Tem três vitórias, três empates e três derrotas, o que dá um aproveitamento de 44,44%.

A direção evita tocar no assunto do treinador. Garante que só definirá o nome após o término do Brasileirão. Abel Braga é o principal candidato, mas o presidente Giovanni Luigi já declarou que Clemer seguirá, pelo menos, até o término de 2013

Scocco não se recupera e está fora dos dois próximos jogos do Inter

Caio e Rafael Moura disputam uma vaga no comando do ataque da equipe


Por Porto Alegre

Scocco atacante Inter (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
Scocco sentiu dores musculares na coxa direita
(Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
Mais um desfalque na conta do tácnico Clemer para a partida contra o Atlético-MG, na quinta-feira. O atacante Scocco não se recuperou de dores musculares na coxa direita e não terá condições de atuar no jogo do Independência, às 21h. De acordo com o boletim médico divulgado pelo Inter nesta quarta, o argentino também não terá condições de jogo para a partida de domingo, contra o Goiás, no Serra Dourada.

Com a baixa no setor ofensivo, Caio e Rafael Moura disputam uma vaga na equipe. A outra dúvida de Clemer está na lateral-direita. Sem Gabriel e Ednei, lesionados, o técnico promoveu Diogo, do time sub-23, mas Cláudio Winck deve ser o titular da função.

O exercício desta quarta não indicou o time que entrará em campo contra o Galo. Clemer promoveu um rachão no Centro de Treinamentos do Parque Gigante. A atividade contou com Juan. O zagueiro, que tinha um problema no mesmo local de Scocco, no entanto, não estará com a delegação.

Gabriel se recupera de uma entorse no tornozelo esquerdo. Ednei sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda. Outros três jogadores também não estarão à disposição. Kleber apresentou uma dor no joelho direito, enquanto Leandro Damião também teve um problema na coxa direita. Diego Forlán está a serviço do Uruguai para a disputa da repescagem da Copa do Mundo.
O Inter viaja às 19h30 para a capita mineira. A partida contra o Atlético-MG será disputada nesta quinta, às 21h, no Independência.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Clemer espera por Scocco e deixa dúvida sobre substituto de Ednei

Argentino realizou um exame na manhã desta terça. Cláudio Winck e Diogo postulam vaga na lateral


Por Porto Alegre
 

Clemer técnico Inter (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
Clemer ainda não definiu time do Inter (Foto:
Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
Clemer ainda espera por Scocco. Mas Ednei desfalcará o Inter. Só que ainda não definiu qual será o substituto do lateral-direito. Cláudio Winck e Diogo disputam a vaga para o jogo desta quinta-feira contra o Atlético-MG.

O treinador esperava repetir a equipe pela primeira vez no Brasileirão desde quando assumiu. Porém, recebeu a notícia que não poderia. Scocco realizou exames na manhã desta terça. Caso não tenha condições, Caio e Rafael Moura postulam o lugar entre os 11 iniciais:

- É uma dificuldade que nós estamos tendo. O Scocco está com uma dor. Vai fazer tratamento até amanhã, mas não sabemos se viajará. Posso colocar o Rafael Moura e o Caio. Vai depender do rendimento.

Na lateral, no entanto, o problema na coxa (não especificada qual) de Ednei deve afastá-lo do embate. Assim como fez no ataque, Clemer evitou confirmar quem entrará no setor. Cláudio Winck, de 19 anos, tem quatro partidas pelo grupo profissional. Já Diogo tem 20 anos e é do grupo sub-23:

- O Ednei está praticamente fora.  Temos o Winck. Eu tinha colocado ele em dois jogos o sub-23 para dar oportunidade. Ainda tem o Diogo, que é do sub-23. Hoje ainda não posso dar o time que enfrenta o Atlético-MG.
Leandro Damião, Juan, Gabriel e Kleber, assim como Diego Forlán seguem fora. Os dois primeiros se recuperam de problemas na coxa direita. Já o lateral-direito sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo. Kleber apresentou dores no joelho direito, enquanto o uruguaio está a serviço da seleção de seu país para a disputa da repescagem da Copa do Mundo diante da Jordânia.

O provável time do Inter tem Muriel; Cláudio Winck (Ednei), Alan, Jackson e Fabrício; João Afonso, Willians, Jorge Henrique, D’Alessandro e Otávio; Scocco (Rafael Moura ou Caio).

O Colorado ainda treina na manhã desta  quarta no Centro de Treinamentos do Parque Gigante. No início da noite, a delegação viaja para Belo Horizonte. A partida contra o Atlético-MG está marcada para as 21h de quinta no Independência.