terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Indefinição sobre direção de futebol emperra anúncio de Abel no Inter

Intenção é anunciar novos dirigentes entre quarta e quinta-feira. Atual diretor, Luís César Souto de Moura monta relatório sobre erros de 2013


Por Porto Alegre 

 
 
Em fase de reformulação, o Inter opera por etapas. Antes de anunciar a comissão técnica para 2014, precisa definir como será o departamento de futebol. Essa é principal a pendência para a confirmação oficial de Abel Braga como novo técnico colorado.

A ideia do Inter é anunciar o organograma do departamento de futebol entre quarta e quinta-feira, por meio do site oficial. A partir de então, começará efetivamente a projetar 2014.
Um dos cotados para deixar o cargo, Luís César Souto de Moura assumiu como diretor de futebol a partir do apoio do movimento Coração Colorado a eleição de Giovanni Luigi. Assim, há receio de que o presidente perca força no Conselho Deliberativo caso se desfaça do dirigente.
Para permanecer no clube, Souto de Moura faria exigências. Gostaria de ter maior autonomia para realizar uma "reengenharia" no departamento de futebol.
- Para eu ficar, eu pediria autorização para realizar uma reengenharia no departamento. É um conceito da gestão para refazer a estrutura administrativa. Ver o que agrega valor ao produto final e demover o que não acrescenta. Isso atinge estrutura e processos do departamento de futebol - disse o dirigente, em contato com a Rádio Bandeirantes.
Já Marcelo Medeiros colocou sua continuidade em 2014 nas mãos de Luigi após o empate sem gols contra a Ponte Preta no domingo, no encerramento do Brasileiro. Permaneceria apenas com o cargo de vice-presidente eleito.
Erros e acertos documentados
Enquanto isso, os dirigentes já se preparam para mudanças no clube. Elaboram um relatório para apresentar para Luigi, que será utilizado como base para 2014.
- O relatório será absolutamente objetivo. Não será para apontar culpados, isso é inerente aos cargos de cada um.  Apontaremos questões que consideramos relevantes. Deverá servir para ajudar a gestão de futebol de 2014 a tomar decisões com base em fatos e dados. Queremos deixar o presidente a vontade para ele dar a condução - explica Souto de Moura.
O certo é que o Inter entrou em fase de transição dentro e fora de campo. Em relação ao grupo, os laterais Kleber e Gabriel já deixaram o clube. É provável que outros tomem o mesmo rumo.
Novela Abelão

É com reservas que o Inter fala de Abel Braga. Ao demitir Dunga em outubro após derrota para o Vasco no Rio de Janeiro, o presidente Giovanni Luigi procurou o treinador campeão do mundo em 2006. Ouviu um "não", pois Abel já havia combinado férias com a família. Sem Tite, outro preferido, apostou em Clemer, que acabou piorando o rendimento do time no Nacional.

O nome de Abel voltou à tona por declarações do próprio técnico a vários veículos, afirmando que o acerto com o Inter estava na dependência de meros detalhes. A cúpula colorada sempre negou, o continua fazendo. Isso até definir o futuro dos diretores de futebol. Ou seja, até o fim da semana, é muito provável que Abelão já esteja novamente vestindo vermelho.
Abel Braga em restaurante (Foto: Jessica Mello)
Abel Braga clicado em restaurante no Rio de Janeiro (Foto: Jessica Mello)

Inter não renova contrato, e Gabriel é mais um lateral a deixar o clube

Lateral-direito disputou 49 jogos e marcou dois gols pelo clube gaúcho.
No sábado, foi a vez de Kleber anunciar sua saída do Colorado


Por Porto Alegre
 
O Inter entrou em fase de reformulação. Depois da saída de Kleber, a vez de Gabriel. Com contrato até o final da temporada, o lateral-direito não terá o contrato renovado pelo clube gaúcho. Dessa forma, estará liberado para buscar outra equipe.

Gabriel foi contratado no início da temporada, depois de rescindir com o Grêmio, para assumir a lateral-direita do Inter. Começou bem, ganhando sequência com Dunga no Gauchão.
Após o estadual, Gabriel teve a sequência interrompida por lesões, o que obrigou Dunga e Clemer, posteriormente, a utilizar Ednei, Cláudio Winck, além de Ygor, Jackson e Jorge Henrique, improvisados. No empate sem gols contra a Ponte Preta, ficou no banco.
Após o jogo no Centenário, o presidente Giovanni Luigi revelou que o Inter terá de passar por um processo de redução na folha salarial para 2014. É outro fator que atrapalhou na renovação.
Mesmo com as lesões, Gabriel foi um dos jogadores com maior número de jogos na temporada. Foram 49 pelo Inter, com direito a dois gols.

Inter contrata jovem atacante que esteve na mira do Manchester United

Bruno Gomes, 17 anos, assina por três anos. Marcou 130 gols em jogos de base desde 2011. É tratado como 'fenômeno', de acordo com dirigente


Por Porto Alegre 

 
Bruno Gomes, ex-Manchester, é o novo reforço do Inter (Foto: Reprodução/Twitter)
Bruno Gomes é o novo reforço do Inter
(Foto: Reprodução/Twitter)
De olho no futuro. O Inter contratou para a base uma aposta considerada de peso, chamada, inclusive, de "fenômeno" por quem o viu atuar. Trata-se do atacante Bruno Gomes, de 17 anos, formado no Deportivo Brasil e que esteve na mira do Manchester United - fora convidado para um período de testes na Inglaterra. O garoto assinou por três temporadas com o clube gaúcho.
- Durante meus próximos três anos, farei parte da família colorada do Sport Club Internacional, o Campeão de Tudo! Um sonho realizado - publicou o jogador nesta segunda-feira em uma rede social.
O jogador foi artilheiro por três anos seguidos de campeonatos paulistas de base. Desde 2011, anotou 130 gols. Chega para ser incorporado ao time B. Terá chance de iniciar o Gauchão, enquanto a equipe principal estiver em final de pré-temporada.
- É um menino tratado como fenômeno. Foi goleador em todas as categorias que passou. É um jogador técnico que conseguimos trazer para o Inter. Vem fazendo muitos gols desde sempre - conta o assessor de futebol Roberto Melo.
Sediado na cidade paulista de Porto Feliz, o Desportivo Brasil é um clube brasileiro focado na formação de atletas e que é administrado pela Traffic. Conta com o Manchester United como um parceiro para realizar intercâmbio de atletas. E Bruno Gomes foi um desses jovens jogadores que teve oportunidade de conhecer o gigante inglês.
Bruno Gomes é esperança de o Inter formar um sucessor para Leandro Damião. E assim, manter a tradição de revelar atacantes, como Alexandre Pato, Rafael Sobis e Nilmar.
Outra novidade, com história semelhante de Bruno Gomes, é o volante, de 20 anos. Também foi contratado por um ano para integrar o grupo sub-23.
Apesar de jovem, Gladestony tem passagens pelas categorias de base de diversos clubes. Iniciou sua carreira no Santos, em 2008, passou pelo Desportivo Brasil-SP, pelo Twente, da Holanda, pelo Manchester United, da Inglaterra, São Paulo e estava no Estoril, de Portugal.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Luigi admite culpa por ano ruim e garante novidade nos 'próximos dias'

Clube terá alteração na comissão técnica e diretoria para 2014


Por Direto de Caxias do Sul

 
 
Giovanni Luigi presidente Inter (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)
Giovanni Luigi promete um 2014 melhor
(Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)
Os torcedores colorados terão novidades nos próximos dias. Foi o que prometeu o presidente Giovanni Luigi, após o empate sem gols entre Inter e Ponte Preta, neste domingo, no Centenário. O dirigente assumiu a responsabilidade pela temporada ruim e indicou mudanças no clube por um 2014 melhor.
- O mandatário principal é sempre o principal responsável. Vou dividir essa avaliação para que a gente faça as correções. Teremos novidades nos próximos dias. Com as mudanças que faremos, teremos um ano excepcional – promete.
O grupo colorado também terá alterações. No sábado, o lateral-esquerdo Kleber já se despediu. É possível que outros, como Gabriel, também deixem a equipe.
- Todas essas questões serão anunciadas no momento certo. Ainda nessa semana – projeta o dirigente.
Em relação a temporada ruim, em que o Inter só escapou matematicamente de qualquer possibilidade de rebaixamento na última rodada, Luigi usou a falta de casa como argumento. Nessa mesma linha, crê que 2014 será melhor no sentido em que o Beira-Rio poderá ser utilizado.
- Nesse ano, o Inter não teve um estádio que pudesse chamar de casa. Essa já será a primeira mudança para 2014. Nós cometemos erros, e queremos que o próximo ano seja completamente diferente – finaliza.
Para 2014, o Inter terá alteração nas comissão técnica e diretoria. Espera-se que Abel Braga seja anunciado nesta semana. Ao mesmo tempo, o clube poderá ter mudanças no quadro de diretores.

Santos acerta salário com Damião; Inter pede € 3 mi e mais um jogador

A diretoria do Peixe já acertou tempo de contrato e salário com atacante, mas clube gaúcho ainda não deu resposta ao interesse santista. Negociação esquenta

Por Santos, SP
 
Leandro Damião centroavante Inter (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)Leandro Damião pode acertar com o Peixe para 2014 (Foto: Tomás Hammes)
As negociações envolvendo Santos e o atacante Leandro Damião, do Internacional, avançaram no último final de semana. Entre o clube santista e o jogador colorado a situação já está bem encaminhada, com salários e tempo de contrato definidos. Os membros do Comitê de Gestão do Santos desconversam sobre o assunto, alegam que qualquer informação pode atrapalhar o acerto, mas na realidade, o que pode dificultar são as exigências do clube gaúcho.
A reportagem do GloboEsporte.com apurou que o Internacional aceita negociar Leandro Damião com o Peixe por € 3 milhões (R$ 9,5 milhões), que poderiam ser parcelados, e mais algum jogador do time de São Paulo. O volante Arouca poderia entrar como moeda de troca, já que interessa ao time do sul. O clube gaúcho só aceita vender o centroavante. Um empréstimo está descartado.
Os valores de salários e tempo de contrato são mantidos em sigilo absoluto, mas o vínculo do jogador pode chegar a três anos. Mesmo com pouco dinheiro em caixa, o Santos busca um grupo de investidores para viabilizar a contratação do atacante gaúcho.
Leandro Damião tem contrato com o Inter até 2016. O Colorado detém 70% dos seus direitos econômicos – os demais 30% pertencem ao Atlético de Ibirama-SC.

domingo, 8 de dezembro de 2013

Torcida do Inter grita pelo 'fico', mas D'Alessandro não indica o futuro

Meia evitou falar sobre o futuro na saída de campo no Centenário


Por Direto de Caxias do Sul

 
Após o apito final no empate sem gols contra reservas da Ponte Preta, a torcida do Inter não poupou críticas ao time no Centenário, neste domingo. As várias foram generalizadas para o grupo e também ao presidente Giovanni Luigi. A agonia somente se tornou aplauso com a aproximação de D’Alessandro até o corredor de acesso dos jogadores. Nesse momento, os colorados nas arquibancadas mudaram o tom e suplicaram pela permanência do camisa 10.
Esse é o efeito de D’Alessandro para o time do Inter. Referência técnica, foi o único inocentado pela campanha  pífia no Brasileirão.
- Ficamos devendo. Nossa temporada não foi boa. Importante é que não vamos cair, embora muita gente quisesse e parte da imprensa também. Fica o aprendizado para o próximo ano – disse, cercado por repórteres.
D'Alessandro meia Inter (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)D'Alessandro após o empate contra a Ponte (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)
Questionado muitas vezes se ficaria, D’Ale se esquivou o tempo todo das respostas. Em nenhum momento, garantiu a permanência. Recentemente, havia anunciado que conversaria com o empresário para definir o futuro.
- Não vou falar disso, ainda tenho contrato. Vocês precisam perguntar para as pessoas certas – resumiu.
D’Ale tem o futuro incerto. Tem contrato até o final de 2015 com o clube gaúcho. E o presidente Giovanni Luigi garante a permanência do meia. No entanto, novos capítulos deverão ocorrer nos próximos dias.

Inter empata sem gols com a Ponte Preta


Inter encerrou campeonato com empate diante da Ponte Preta
O Internacional empatou sem gols com a Ponte Preta na tarde deste domingo, no Centenário, em Caxias do Sul, pela última rodada do Brasileirão. O time colorado terminou o campeonato na 15ª posição, com 48 pontos, aproveitamento que garantiu a permanência na Série A.
O grupo colorado agora entra em recesso e tem o Gauchão como a primeira competição da temporada 2014, com estreia marcada para o dia 18 de janeiro, contra o São Luiz de Ijuí.
Sempre na elite
O time colorado entrou em campo com um remoto risco de sofrer o descenso para a Série B do Brasileirão – precisava somar, pelo menos, um ponto para não depender de resultados paralelos. Mas o Inter fez a sua parte, empatou e segue no seleto grupo dos clubes que sempre permaneceram na Primeira Divisão do futebol brasileiro.
Inter domina o 1º tempo
O duelo no Centenário começou com o Inter se impondo na frente. Aos 2min, Josimar recebeu no interior da área e disparou o chute que passou por cima do travessão. O time de Clemer também levava perigo em sucessivos escanteios (foram 12 somente no primeiro tempo). Em um deles, aos 6min, Índio cabeceou e o goleiro Daniel fez grande defesa, evitando o gol colorado. Aos 16min, D'Alessandro alçou a bola na área e o zagueiro da Ponte Preta cortou de cabeça contra o prórpio gol, mas a bola saiu por cima. Aos 20min, Otávio fez boa jogada e serviu para Juan chutar à direita do gol adversário.
A Ponte Preta praticamente só se defendia enquanto o Inter pressionava com insistência na busca pelo gol. Aos 33min, Damião tocou de calcanhar para D'Alessandro, que concluiu com um chute rasteiro que passou rente à trave esquerda. Aos 34min, Otávio pegou rebote e chutou colocado, com a bola passando muito perto do ângulo esquerdo. Na origem do lance, D'Alessandro foi puxado pelo zagueiro na área, mas a arbitragem não marcou pênalti. Aos 37min, Otávio soltou uma pancada da entrada da área e Daniel espalmou para escanteio.
Aos 40min, uma rara investida da Ponte na etapa inicial: Adrianinho cobrou falta e Muriel fez boa defesa.
Ponte Preta equilibra o jogo
Para o segundo tempo, o técnico Clemer promoveu a entrada de Forlán no lugar de Jorge Henrique. Logo aos 45 segundos, a zaga da Ponte Preta se atrapalhou e Josimar chutou à queima roupa da pequena área, no corpo do goleiro Daniel. A Ponte Preta, por sua vez, voltou melhor e também criou boas chances.
Aos 5min, Adrianinho aproveitou rebote e chutou por cima do gol. Aos 21min, novamente Adrianinho cobrou falta com perigo, por cima do travessão. Aos 27min, Forlán arriscou de longe e Daniel defendeu no meio do gol. Aos 33min, um susto: André bateu cruzado e a bola passou muito perto da trave esquerda. Aos 40min, D'Alessandro chutou de primeira, cruzado, mas a bola saiu pela linha de fundo. Aos 46min, D'Ale cobrou falta e a bola explodiu na trave esquerda. Placar final no último jogo do ano: 0 a 0.
"Voltando ao Beira-Rio e com as correções que vamos fazer, tenho certeza que teremos um bom ano em 2014", afirmou o presidente Giovanni Luigi.
Ficha técnica:
Internacional (0): Muriel; Ednei, Índio, Juan e Fabrício; João Afonso, Josimar (Josimar, aos 42min do 2º tempo), D'Alessandro, Jorge Henrique (Forlán, no intervalo) e Otávio; Leandro Damião (Rafael Moura, aos 19min do 2º tempo). Técnico: Clemer.
Ponte Preta (0): Daniel; Régis Souza, Betão, Raphael Silva e Maurício; Alef, Ferrugem, Adrianinho (Ian) e Mateus Olavo; Giovanni (Luizinho) e Ademir (André). Técnico: Ailton (auxiliar técnico de Jorginho comandou o time).
Cartões amarelos: Giovanni, Alef (P); João Afonso, Juan (I).
Público: 14.401 (12.244 pagantes). Renda: R$ 161.190,00
Arbitragem: Alício Pena Júnior (MG), auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Edilson Frasão
Pereira (TO).
Local: Centenário, em Caxias do Sul.

fonte: Sport Club Internacional