quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Aos 38, Índio ainda se vê 'motivado' e quer jogar mais dois anos no Inter

Zagueiro de 38 anos disse que só conversará com a direção para saber se seguirá ou não no clube após a partida contra a Ponte Preta


Por Porto Alegre
 
 
Índio zagueiro Inter (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
Índio tem 383 partidas e 33 gols pelo Inter (Foto:
Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
O desejo de seguir no Inter, de encerrar a carreira no clube. E, apesar da idade avançada, de atuar por pelo menos mais dois anos. Este é o pensamento de Índio.
O zagueiro de 38 tem contrato com o clube até o final da temporada. Em 2013, Índio sofreu com as lesões. Atuou apenas 18 partidas. Mas retornou diante do Coritiba (empate em 0 a 0) e ajudou a equipe a não tomar gols nos dois embates (o outro foi o empate em 0 a 0 com o Corinthians). Após oito anos de Beira-Rio, o jogador ainda pretende seguir mais um tempo:
- A minha vontade foi sempre de encerrar a carreira no Inter. Sinto-me bem nos treinos, nos jogos. Apesar das lesões, ainda tenho a motivação de jogar um ou dois anos.
Apesar do desejo, Índio ainda não conversou com a direção. O experiente zagueiro entende que é o momento de pensar apenas no momento da equipe, na partida decisiva deste domingo contra a Ponte Preta e acabar com o perigo do rebaixamento:
- Eu estou muito focado neste último jogo. Depois dá para sentar e conversar. A cabeça é só estar com o grupo e sair deste momento que não é bom.
Mesmo que a cúpula opte em não renovar o contrato, Índio não sairá com um sentimento de tristeza. Com 383 partidas pelo clube, 33 gols (é o zagueiro que mais marcou na história) e os títulos da Libertadores (2006 e 2010), Mundial (2006), Sul-Americana (2008), Recopa (2007 e 2011), além de seis Gauchões (2005, 2008, 2009, 2011, 2012 e 2013, mesmo que este nem tenha atuado), o sentimento é apenas o de carinho pelo clube gaúcho:
- Na minha vida eu sempre serei grato. Vou ser grato por esta camisa, pelos torcedores, cada presidente que sempre passou força. É algo que só posso agradecer, jamais sairá outra palavra da minha boca que não seja uma palavra de amor.
Neste domingo, Índio terá outra missão: manter o Inter na elite do futebol brasileiro. A partida contra a Ponte Preta será disputada às 17h, no Centenário, em Caxias

Sem Willians, Clemer testa Alex no time e dá bronca em D'Ale em treino

Técnico também cobra mais marcação do time durante a atividade


Por Porto Alegre
 
 
Clemer começa a preparar o Inter para a decisão contra a Ponte Preta. E, sem Willians, que cumprirá suspensão pela expulsão contra o Corinthians – empate em 0 a 0 -, o substituto deve ser Alex. Pelo menos foi o que indicou o coletivo na manhã desta quarta-feira. Treino este que não contou com Muriel e Índio e foi marcado por muita cobrança por parte do treinador.

Antes do exercício, o técnico e o meia conversaram reservadamente por cinco minutos. Depois, recebeu o colete. Durante o trabalhou, dividia com Jorge Henrique as tarefas de marcar junto com Josimar e saía para armar com Otávio e D’Alessandro.
Muriel e Índio não participaram do exercício. O goleiro foi poupado com dores nas costas, enquanto o zagueiro apresentou um desconforto no tornozelo esquerdo. A princípio, não preocupam.  Alisson e Alan compuseram o time titular.

Em um determinado momento, a bola bateu em Caio. D’Alessandro disse que tinha sido mão, enquanto o atacante alegou que havia tocado em seu ombro. Ao perceber o princípio de reclamação, Clemer parou a atividade:

- Que p... é essa? D’Alessandro, vem cá, D’Alessandro.

Na segunda parte do coletivo, o treinador sacou Alex, Otávio e Leandro Damião. João Afonso, Diego Forlán e Rafael Moura foram testados. Os dois atacantes, aliás, foram os destaques do treino quando estavam entre os reservas. No gol do exercício, um lançamento encontrou a dupla livre. He-Man avançou com a bola e só rolou para Forlán marcar.

A movimentação ainda mereceu mais uma reprimenda do treinador:

- C..., estou falando desde o dia em que eu cheguei aqui. O cara só vai jogar se o outro deixar. Se o Valdívia pegar a bola, tem que vir um zagueiro com ele. Marca o cara.

O time que treinou teve Alisson; Ednei, Alan, Juan e Fabrício; Josimar, Alex (João Afonso), Jorge Henrique, D’Alessandro e Otávio (Diego Forlán); Leandro Damião (Rafael Moura).

O Inter está em 14º no Brasileirão com 47 pontos. O Vasco, 17º e primeiro na zona de rebaixamento, soma 44. Para ficar na elite do Brasileirão, no entanto, o Colorado não precisa nem vencer a Macaca. Um empate já basta para seguir sem depender de resultados paralelos. O rebaixamento só ocorre com uma derrota combinada com ao menos um empate do Criciúma com o Botafogo e vitórias de Coritiba e Vasco sobre São Paulo e Atlético-PR, respectivamente.
A partida decisiva contra a Ponte Preta será disputada neste domingo, às 17h, no Centenário, em Caxias do Sul.

Palmeiras e Internacional estudam troca de Luan por Lucas Lima

Verdão tem interesse no meia destaque da Série B pelo Sport. Colorado confirma contato palmeirense e quer atacante emprestado para o Cruzeiro

 
 
O Palmeiras tem interesse no meia Lucas Lima, destaque do Sport no Campeonato Brasileiro da Série B. O jogador está emprestado pelo Internacional até o fim deste ano. E o Colorado voltou a desejar o atacante Luan, cedido pelo Verdão ao Cruzeiro também até dezembro. Por isso, paulistas e gaúchos conversam e podem acertar uma troca direta.
Lucas Lima é elogiado por Gilson Kleina, técnico do Palmeiras, atrás de mais um meia para o elenco de 2014. Valdivia e Mendieta são as principais opções, e nomes como Elano, do Grêmio, e Bruno César, do Al Ahli, também estão na mira.
Mas o Sport quer renovar o empréstimo de Lucas Lima. O diretor executivo do Colorado, Newton Drummond, confirma o interesse das duas equipes, mas se concentra apenas na rodada final do Campeonato Brasileiro, no qual o Inter tem chances remotas de ser rebaixado.
- O Sport manifestou o interesse em mantê-lo. O Palmeiras também já mostrou. Mas não vamos tratar de nada agora. Nosso foco é a Ponte Preta. Até domingo, só pensaremos no jogo - diz o dirigente.
Já Luan é alvo antigo do Internacional. Ele esteve nos planos gaúchos no começo do ano, mas a negociação não avançou. Por outro lado, o agente do jogador, Giuliano Aranda (o Magrão, atacante do Palmeiras nos anos 90), diz que o Cruzeiro já procurou o Verdão interessado em renovar seu empréstimo.
- Os dois clubes estão conversando. E o Inter é um dos clubes que tem interesse nele, mas é necessário acertar com o Palmeiras e com o jogador. São dois times grandes. Há algum tempo o Luan quase foi para o Inter. É bem provável que haja uma troca de jogadores. Quero resolver tudo neste mês, para ele saber onde iniciará a pré-temporada - afirma Magrão.
O agente de Luan, por fim, considera improvável um retorno definitivo do atleta ao Verdão em 2014, por conta das críticas da torcida até a sua saída, em fevereiro. Charles e Marcelo Oliveira, do Cruzeiro, foram envolvidos em uma troca também por empréstimo pelo jogador. De qualquer forma, Kleina já deixou claro que deseja conversar com o atacante antes de seu futuro ser definido

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

CBF vai aumentar o número permitido de jogadores estrangeiros por jogo

Número máximo de atletas gringos por partida deve passar de três para cinco. Decisão beneficia clubes e vai abrir chance de mais contratações

Por São Paulo
 
 
Uma boa notícia para os clubes brasileiros que pretendem contratar jogadores estrangeiros para a temporada de 2014, ou que já contam com gringos nos seus elencos. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai anunciar até o fim desta semana o aumento do número permitido de atletas sem nacionalidade brasileira em cada partida no país. Atualmente, apenas três atletas nascidos fora do Brasil podem atuar ao mesmo tempo.
Presidente da CBF, José Maria Marin foi quem comunicou a decisão aos seus pares, em Salvador, onde está para o sorteio das chaves da Copa do Mundo, evento que vai acontecer na próxima sexta-feira, na Costa do Sauípe. Outras mudanças estão previstas no novo Regulamento Geral de Competições, que deve ser anunciado nesta sexta.
Cruzeiro, Grêmio, Internacional e Vitória são os clubes que já faziam campanha pela mudança, pois todos eles costumam contar com estrangeiros em seus elencos.
Vice-líder do Brasileirão, o Grêmio enfrenta dificuldades para escalar o time por conta da atual regra. O técnico Renato Gaúcho sempre tem de deixar um estrangeiro fora do jogo, já que ele conta com quatro: o chileno Vargas, o argentino Barcos, o uruguaio Maxi Rodriguez e o paraguaio Riveros.
No fim de novembro, o Tricolor gaúcho chegou a protocolar um pedido de mudança na regra. Tal documento foi enviado para a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), e depois repassado para a CBF

Inter quebra rotina e treina com bola no início da preparação para 'decisão'

Time se reapresenta depois do empate contra o Corinthians e inicia a preparação para o jogo contra a Ponte, que pode livrar o clube do Z-4


Por Porto Alegre

 
 
Mudança na rotina de trabalhos. Nada de regenerativo ou exercícios físicos. A semana de treinos começou com os titulares do Inter participando da atividade com bola. Este foi o primeiro trabalho de preparação para o jogo decisivo contra a Ponte Preta, no domingo, no Centenário. Um empate livra a equipe de qualquer risco de rebaixamento. Após dois dias de repouso (com o domingo, data do desembarque após o empate em 0 a 0 com o Corinthians), os comandados de Clemer fizeram uma atividade com três times na manhã desta terça-feira, sem indicar uma possível formação.
D'Alessandro Nathan Índio Inter (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
O trabalho foi forte na manhã desta terça-feira (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
As exceções foram Willians e Índio. Os dois permaneceram no vestiário realizando trabalhos especiais. O volante, que foi expulso diante do Timão, está suspenso para o jogo contra a Ponte Preta.

Jackson, Kleber e Scocco correram no gramado do Centro de Treinamentos do Parque Gigante. O trio está sob os cuidados do recondicionamento físico com Élio Carravetta. O zagueiro sentiu um desconforto muscular na coxa direita. O lateral-esquerdo se recupera de uma pancada no joelho direito, enquanto o atacante teve dores na coxa direita.

Nesta quarta, o grupo volta aos trabalhos. O exercício será disputado às 9h30. O Inter está em 14o com 47 pontos. O Vasco, 17o e primeiro na zona do rebaixamento, acumula 44. A partida com a Ponte ocorrerá às 17h no Centenário, em Caxias.
 

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Damião entra na mira do Peixe, e Arouca pode virar moeda de troca

Atacante do Internacional é cobiçado pelo Alvinegro, que não tem uma referência no setor ofensivo desde a transferência de Neymar para o Barça, no meio da temporada

Por Santos, SP
 
 
Leandro Damião, atacante do Inter (Foto: Alexandre Lops / Inter, DVG)Leandro Damião, atacante do Inter (Foto: Alexandre Lops / Inter, DVG)
Depois de Eduardo Vargas, é a vez de Leandro Damião entrar na mira do Santos. O atacante do Internacional, que marcou apenas cinco gols no Campeonato Brasileiro, seria o camisa 9 que faltou o clube em 2013. Decidido a contar com o jogador em 2014, a diretoria do Peixe cogita incluir o volante Arouca na negociação.

Órfão de uma referência desde a saída de Neymar para o Barcelona, o ataque do Alvinegro marcou 48 gols no Brasileirão, mas o grande destaque ofensivo foi o meia Cícero, que balançou as redes 14 vezes e é o artilheiro do time na competição e na temporada. Presidente em exercício do Santos, Odílio Rodrigues elogiou Leandro Damião, mas despistou sobre o interesse.

- É um grande jogador, mas seria criar uma expectativa que não vai se concretizar. Ele é muito caro para o futebol brasileiro - argumenta o dirigente santista.

Apesar de Odílio Rodrigues negar o desejo de contar com Leandro Damião para a próxima temporada, a diretoria alvinegra já cogita até incluir o volante Arouca na negociação - o clube também tenta seduzir algum fundo de investimento para ajudar a viabilizar o negócio. O Internacional, porém, não se animou muito com o camisa 5 do Peixe. Assim, ele deve ser mesmo negociado com o Corinthians, e o dinheiro arrecadado utilizado para auxiliar na contratação do atacante colorado.
Empresário do camisa 9 do Colorado, Vinicius Prates afirmou que ainda não recebeu nenhuma proposta oficial do Santos por Leandro Damião.

- Mas já recebemos sondagens de muitos clubes, alguns deles do Brasil. Oficialmente, porém, não recebemos nada - assegura.

Aos 24 anos, Leandro Dramião tem 178 jogos e 90 gols com a camisa do Internacional. No meio do ano, ele foi sondado por Zenit, da Rússia, e Napoli, da Itália. Russos e italianos chegaram a fazer propostas entre € 20 milhões e € 25 milhões (algo entre R$ 63 milhões e R$ 79 milhões), mas a diretoria colorada recusou negócio

domingo, 1 de dezembro de 2013

Inter empata com o Corinthians no Pacaembu


Com um a menos na segunda etapa, Colorado buscou empate fora de casa

O Internacional empatou sem gols com o Corinthians na noite deste sábado (30/11), pelo Brasileirão 2013. Com um a menos durante quase toda a segunda etapa, o Colorado conseguiu buscar um ponto fora de casa. O jogo foi válido pela penúltima rodada do Brasileirão. O derradeiro confronto do ano é no próximo domingo (08/12), às 17h, no Centenário, em Caxias do Sul.
O jogo começou morno, sem chegadas efetivas dos dois lados. A primeira boa jogada aconteceu só aos 16 min e foi dos corintianos. Romarinho se livrou da marcação e avançou pela direita. O meia-atacante tentou o arremate, mas a bola saiu à direita do gol de Muriel. Com a marcação ostensiva dos paulistas, o Inter só conseguiu chegar com mais perigo a gol aos 35 min. Após cobrança de escanteio, Índio aproveitou saída errada de Walter e cabeceou perto do gol.
Depois desse lance, o Colorado conseguiu abrir mais espaços e criar jogadas. Aos 41 min, Otávio encontrou Leandro Damião livre na área. O atacante colorado cabeceou, mas o goleiro corintiano fez a defesa. A pressão colorada prosseguia, e um minuto depois Josimar arriscou uma pancada de fora da área, mas Walter fez nova defesa. Fim do primeiro tempo com o placar zerado.
Um a menos
A segunda etapa começou difícil para o Colorado. Aos 8 min, Willians derrubou Emerson quase na grande área e, como já havia recebido cartão amarelo, foi expulso de jogo. Com um a menos, a equipe se desestabilizou um pouco, permitindo que o Corinthians pressionasse pelo gol. Aos 10 min, Alexandre Pato, que havia entrado no lugar de Danilo, cobrou falta, tirando tinta do gol de Muriel. Depois, foi a vez de Renato Augusto dominar na área. Atento, Índio o desarmou antes do chute.
Do lado colorado, Otávio fez fila na intermediária e foi derrubado. Ednei cobrou a falta com um chute direto, que foi por cima do gol corintiano. Aos 21 min, o Corinthians chegou novamente com perigo à do Inter. Edenílson cruzou, Muriel não conseguiu completar a defesa e Romarinho perdeu boa oportunidade na pequena área.
Aos 30 min, boa falta para o Colorado na entrada da área. Leandro Damião fez jogada individual e foi derrubado por trás. D’Alessandro cobrou com perigo, obrigando Walter a fazer boa defesa. Aos 38 min, foi a vez de o Corinthians pressionar outra vez. Edenílson cruzou para cabeceio de Douglas e boa defesa de Muriel. Cinco minutos depois, Emerson teve a última boa chance da partida. Ele recebeu na área e chuta por cima do gol. Fim de jogo. 0 a 0.
Ficha de jogo
Corinthians (0): Walter, Edenílson, Gil, Paulo André e Alessandro; Ralf e Guilherme (Diego Macedo), Renato Augusto (Douglas), Romarinho e Danilo (Alexandre Pato); Emerson. Técnico Tite.
Internacional (0): Muriel; Ednei, Índio, Juan e Fabrício; Willians, Josimar, Jorge Henrique (João Afonso), D'Alessandro (Alan Patrick) e Otávio (Caio); Leandro Damião. Técnico Clemer
Arbitragem: Felipe Gomes da Silva (PR), auxiliado por Bruno Boschilia (PR) e Fernanda Colombo Uliana (SC).
Cartões amarelos: Guilherme, Alexandre Pato, Douglas, Gil (C); Willians, Leandro Damião, D’Alessandro (I)
Cartões vermelhos: Willians (I)
Local: estádio Pacaembu, em São Paulo

fonte: Sport Club Internacional