domingo, 9 de fevereiro de 2014

Forte em clássicos, Aránguiz tenta rever 'sorte' de gringos em Gre-Nal

Levantamento do GloboEsporte.com mostra sete estrangeiros que ficaram conhecidos por se destacarem em Gre-Nais. Chileno Aránguiz jogará seu 1º neste domingo

Por Porto Alegre

 
Quando a bola rolar na Arena, neste domingo, o chileno Charles Aránguiz passará a conhecer de perto um dos clássicos mais disputados do Brasil. Será apenas a segunda partida do jogador com a camisa do Inter, mas, a julgar pelo histórico de gringos colorados nesta mesma disputa, são boas as chances de o volante se destacar.

O GloboEsporte.com realizou um levantamento dos estrangeiros que ficaram conhecidos por participarem de grandes Gre-Nais. São pelo menos sete nomes, que começam pelos anos 1940 e terminam em D’Alessandro (veja ao fim da página). Soma-se a isso a boa perfomance do próprio chileno no Superclássico de seu país nos últimos anos, de gols e vitórias.
Aránguiz Forlán Inter (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)Aránguiz jogará seu primeiro Gre-Nal neste domingo (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
Contratado do Universidad do Chile, Aránguiz tem vínculo curto, de apenas seis meses. Porém, pode ter chances de permanecer caso mostre serviço. E, para cair nas graças da torcida, nada melhor do que provar qualidade em uma partida contra o maior rival. Fato que já realizou em seu país. Nos últimos dois clássicos em que enfrentou o Colo-Colo, por exemplo, marcou gols.
Em novembro de 2013, embora a La U tenha perdido por 3 a 2, Aránguiz anotou o seu. Já no mês de maio do mesmo ano, mostrou-se ainda mais importante. Balançou as redes aos 43 minutos do segundo tempo, dando a virada de 3 a 2 para o Universidad do Chile. Esteve presente, ainda, na histórica goleada de 5 a 0, no ano de 2012, pelo Apertura, na maior vitória do time sobre o adversário.
Aránguiz Índio Inter (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)Aránguiz também bate papo com os brasileiros
(Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
Gringo adaptado
Aránguiz se mostrou tímido no início da pré-temporada pelo Inter. O jeito quieto, no entanto, não teve influência dentro de campo. No primeiro jogo pelo Colorado, na goleada de 4 a 1 contra o Cruzeiro-RS, contribuiu com lançamentos, se apresentou para a partida e ainda arriscou um chute para o gol. O entrosamento com os colegas também não demorou a ocorrer. Ainda em janeiro, Fabrício elogiou a personalidade do companheiro de equipe.
- O Aránguiz é um cara sorridente. É um cara inteligente, entende o que nós falamos. Nós brincamos. Eu falei ‘vamos pegar o chileno aí’ e ele entendeu rapidinho - disse.
Seja pela trajetória pessoal ou pelo histórico dos gringos no Inter, boa parte das atenções no clássico de domingo estará voltada para a “estreia” de Aránguiz. O fato é que exemplos de sucesso não lhe faltam. Pode ser o conterrâneo Elias Figueroa, que perdeu apenas um Gre-Nal em toda a carreira, ou mesmo o atual camisa 10 e capitão da equipe.
> Confira a lista ordem cronológica:
inter internacional montagem gringos gre-nal (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Figueroa, Fernandez, Dátolo e D'Alessandro se destacam em Gre-Nais (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)


1. Villalba(atacante argentino, 1941-1944 e 1946-1949) - Foi parte integrante do famoso “Rolo Compressor”. É o segundo maior artilheiro colorado em Gre-Nais, com 20 gols. Em um clássico de 1948, marcou quatro vezes na vitória de 7 a 0.
2. Volpi (meia uruguaio,1944-1945) -  Destacou-se em sua estréia no Gre-Nal, em um amistoso no ano de 1944, na Baixada, que ficou marcado como a inauguração da bandeira do Grêmio. O Colorado venceu por 7 a 3 e Volpi marcou três vezes. Sua última partida também foi um clássico, em fevereiro de 1945, que terminou empatado em 1 a 1.
3. Figueroa (zagueiro chileno, 1971-1976) - Considerado o melhor jogador de futebol da história do Chile, disputou 17 clássicos Gre-Nal, tendo perdido apenas um.
4. Diego Aguirre (atacante uruguaio, 1988-1989) -  Reserva em boa parte do tempo, brilhou na semifinal do Campeonato Brasileiro contra o Grêmio, no chamado “Gre-Nal do Século”, de 1989. Foi um dos grandes nomes da virada e ainda deu uma janelinha no zagueiro Trassante.
5. Gato Fernández (goleiro paraguaio, 1991-1993) - Destacou-se na Copa do Brasil de 1992, nas eliminatórias contra o Grêmio, em que a decisão foi para os pênaltis. Defendeu duas cobranças. O Inter acabou campeão da competição.
6. Dátolo (meia-atacante argentino, 2012-2013) - Estreou da melhor forma possível, abrindo o placar no Gre-Nal que terminou empatado em 2 a 2, em fevereiro de 2012. Depois, em 2013, marcaria mais um, em embate no Beira-Rio. Acabou perdendo espaço.
7. D’Alessandro (meia argentino) - É o “homem Gre-Nal” deste domingo. No total, tem sete gols em 19 embates com o Grêmio. É o maior artilheiro do grupo, passando Índio e ex-colega Damião, recém transferido para o Santos. Chega, agora, à significativa marca de 20 clássicos no topo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário