terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Libertadores: conheça o Monarcas Morelia, possível adversário colorado

Morelia e The Strongest vão jogar nos dias 4 e 10 de fevereiro (Foto: Morelia / Divulgação)
Se não for o boliviano The Strongest, será o Monarcas Morelia o terceiro adversário do Inter confirmado na fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2015. O time mexicano, que se classificou ao torneio continental após a conquista da Copa MX, soma três participações na competição. A aposta da equipe para seguir na disputa desse ano, além de reverter o mau início de temporada - em quatro jogos, dois empates e duas derrotas - se concentra em uma dupla de ataque argentina.
Como joga e como chega o Monarcas Morelia para a Libertadores
O treinador Alfredo Tena ainda busca encontrar o melhor jeito para sua equipe jogar. Até agora, o time mexicano apresentou algumas variações na escalação e no sistema de jogo nos primeiros quatros compromissos do ano. Na primeira partida, no dia 10 de janeiro, diante do Toluca, ele mandou a campo a equipe em um 4-4-2, com duas linhas de quatro. Na ocasião, empate por 0 a 0 e escassas situações de gol. O atacante argentino David Depetris, em jogada individual, e Hibert Ruiz, em finalização de fora da área, foram os responsáveis pelos principais lances diante do Toluca.
No segundo jogo, o Morelia não se apresentou com a mesma disposição tática. Alfredo Tena escalou a equipe em um 4-1-3-2. No entanto, o Monarcas acabou derrotado, de virada, para o Atlas por 2 a 1. O argentino Mauro Cejas fez o gol do Morelia após roubar a bola de um defensor. Depois, o goleiro Felipe Rodríguez falhou ao deixar a meta em cobrança de escanteio e não conseguir interceptar a jogada, situação que terminou com o gol de empate do Atlas. O segundo surgiu após lançamento nas costas da defesa, que foi convertido por um atacante rival. Na terceira rodada, quando o Morelia teve como adversário o León, houve novo empate sem gols. Tena voltou a adotar o 4-4-2. Desta vez, Felipe Rodríguez foi o destaque da partida ao somar diversas defesas difíceis, sendo uma delas com o ombro. Na rodada de número quatro, o Morelia visitou o Tijuana e acabou derrotado por 4 a 2. Nesta ocasião, a equipe foi a campo alinhada em um 4-4-1-1. O que também mudou na equipe foi o ingresso do centro-avante colombiano Yorleys Mena, de 23 anos, no lugar de Depetris.
Caso tenha que enfrentar o Monarcas Morelia na fase de grupos, o Inter medirá forças com uma equipe formada por jogadores experientes. A maioria dos atletas que atuaram pelo Morelia nestas primeiras partidas da temporada - e vão disputar a Copa Libertadores - são de idade superior a 25 anos. O técnico Alfredo Tena está no cargo desde dezembro passado, quando chegou ao clube para substituir José Cruz, que terminou com uma vitória nos últimos sete jogos do ano - o Morelia ficou em 18º no torneio Apertura, que foi disputado durante o segundo semestre de 2014. Tena já sofre um momento complicado no clube, pois já são quatro compromissos sem vitória neste início de 2015.
Equipe-base e destaques
De acordo com as formações utilizadas em 2015, a equipe titular do Monarcas Morelia tem uma escalação próxima de: Felipe Rodríguez; Luis Cardozo, Rafael Garcia, Joel Huiqui e Daniel Arreola; Óscar Fernández, Christian Valdéz (Luis Silva Ochoa), Hibert Ruiz e Carlos Morales; Mauro Cejas e David Depetris (Yorleys Mena).
No setor ofensivo, o Morelia vem apresentando os argentinos David Depetris e Mauro Cejas como suas maiores potencialidades. Depetris, de 26 anos, apesar de ser centroavante, também participa com qualidade em jogadas fora da grande área. Ao seu lado, Cejas é jogador de maior movimentação e auxilia na articulação, já que também atua de meia-atacante. No meio de campo, o Morelia conta com a experiência de Carlos Morales, de 35 anos, que pode atuar tanto no setor de marcação como o de criação. Hibert Ruiz, meio-campista que enfrentou o Inter em 2012, quando defendia o Jaguares, também é outra alternativa interessante que possuiu o Morelia para o setor. O jogador tem como uma de suas características o chute de média distância. Christian Valdéz, outro atleta que defendia o Jaguares na Libertadores de 2012 e jogou diante do Inter, também é um meio-campista de boa finalização.
Na defesa, novos jogadores têm formado o setor nesta temporada, o que pode representar uma certa falta de entrosamento entre eles. A exceção é o zagueiro Joel Huiqui, de 31 anos, que é o pilar da primeira linha do Monarcas. Está no clube desde 2011 e tem formado dupla de zaga com o uruguaio Rafael Garcia, que também pode jogar de volante. Garcia chegou nesta temporada ao Morelia. Ele estava no Nacional, do Uruguai. Na direita, outro jogador saiu recentemente da América do Sul para o clube mexicano: Luis Cardozo, lateral-direito que foi contratado junto Cerro Porteño. Na esquerda, Daniel Arreola, que também pode jogar como meia, começou a defender as cores do Morelia neste 2015. Arreola tem por característica ir mais ao ataque do que o paraguaio Cardozo.
O caminho da equipe mexicana até a Libertadores 2015
O Monarcas Morelia garantiu sua vaga na competição sul-americana a partir da conquista da Copa MX 2013/14. Em julho do ano passado, Monarcas e Tigres fizeram a final do torneio, pois haviam vencido os torneios Apertura 2013 e Clausura 2014, respectivamente. A Copa MX é decidida pelos campeões destas competições. Na primeira final, quando jogou em casa, o Monarcas ganhou por 4 a 1. Na volta, quando atuou de visitante, foi derrotado por 3 a 1, mas ainda assim saiu com o título e a vaga para a Libertadores.
Histórico do Monarcas Morelia na competição
O time mexicano vai para sua quarta participação. Em 2002, na sua primeira vez no torneio continental, construiu sua melhor campanha ao chegar até a fase de quartas de final. O Monarcas compôs o Grupo 5 da competição, junto aos tradicionais Vélez Sarsfield-ARG, Sporting Cristal-PER e o uruguaio Nacional. E saiu invicto desta chave. Em seis jogos, quatro vitórias e dois empates. Nas oitavas, duelou com o Olmedo, do Equador, e conquistou dois triunfos. Nas quartas, o adversário foi o compatriota América e aí o Monarcas acumulou um par de derrotas e finalizou sua estreia na Libertadores.
Em 2010, o time mexicano caiu no Grupo 6, com Banfield, Deportivo Cuenca e Nacional, do Uruguai. O Monarcas não conseguiu nada além de uma vitória e dois empates, afora as três derrotas. Com isso, encerrou na fase de grupos sua segunda aparição no torneio. No ano passado, voltou à Libertadores e, por coincidência, também teve que disputar a fase prévia, como neste ano irá fazer. Naquela ocasião, o Morelia foi superado pelo Santa Fe, da Colômbia, e não avançou.
Inter contra mexicanos na Libertadores
O histórico colorado é muito positivo diante de times do México na Copa Libertadores. Em seis partidas, cinco vitórias vermelhas e somente uma derrota. Em 2006, ano da primeira conquista do Inter na Libertadores, dois triunfos marcantes diante do Pumas na fase de grupos: 2 a 1 no México e a dramática virada por 3 a 2 no Beira-Rio. Na edição de 2010, quando foi conquistado o bicampeonato da competição, o Inter ganhou duas vezes do Chivas na final: 2 a 1 nos domínios adversários e 3 a 2 no Gigante, também de virada. Em 2011, o Clube do Povo encarou o Jaguares na fase de grupos. No primeiro jogo, em Porto Alegre, goleada por 4 a 0 e, no México, derrota pelo placar mínimo.

fonte: Sport Club Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário