quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Inter deposita confiança e encaminha renovação com Cláudio Winck

Direção e agente Rogério Braun esperam definição na próxima semana

Por Porto Alegre
 
Cláudio Winck lateral-direito Inter (Foto: Tomás Hammes / GloboEsporte.com)Cláudio Winck lateral-direito Inter (Foto: Tomás Hammes / GloboEsporte.com)
Sem contar com Wellington Silva e Gilberto para a próxima temporada, as atenções da direção do Inter se voltam para uma cria da base colorada: Cláudio Winck. Enquanto a diretoria vasculha o mercado em busca de reforço para disputar posição, trata de encaminhar a renovação com o garoto de 20 anos.
Empresário de Winck, Rogério Braun diz que a ideia é assinar a renovação na próxima semana, assim que a nova diretoria for empossada em 5 de janeiro. Com contrato até o final de 2015, o lateral terá vínculo estendido por “três ou quatro anos”.
– Serão três ou quatro anos. Ainda não definimos isso. Está tudo bem armado, deveremos renovar com o Winck em uma semana – projeta Braun.
Ao todo, Winck conta com 36 partidas pela equipe colorada e apresenta números de atacante. O lateral já balançou as redes em sete oportunidades (média de um tento a cada cinco partidas).
claudio winck dentista inter (Foto: Arquivo Pessoal)Winck recorreu a tratamento dentário
(Foto: Arquivo Pessoal)
Em contraponto, o lateral-direito colorado somente não despontou mais pelo acúmulo de lesões. Em dezembro, o jovem iniciou um tratamento odontológico para corrigir um desequilíbrio na mordida, uma dos fatores que corroboram para o surgimento de  problemas musculares.
- Ele tem a abertura de boca limitada, com a mordida desequilibrada. Tem dois sisos do lado esquerdo e havia extraído os do lado direito. Assim, as cadeias ficam tensas e criam um desequilíbrio na musculatura - explica o odontologista Claudio Etzeberger, em entrevista recente à Rádio Gaúcha.  
Além do tratamento, Winck tem a vantagem de iniciar pela primeira vez uma temporada com o restante do grupo profissional. Nos dois anos anteriores, ele intercalou o time principal com equipe de base, iniciando antes a preparação para o Gauchão.
– O Winck terá férias e começará a pré-temporada pela primeira vez de forma plena. Acho que conseguirá trabalhar em condições iguais com os colegas – avalia Rogério Braun.
Histórico de lesões
Os problemas musculares perseguem o lateral desde sua estreia como profissional, em 2013. Foram, ao todo, cinco lesões em pouco mais de um ano. Winck fez a primeira partida como titular na 34ª rodada do Brasileirão, na derrota por 2 a 1 contra o Atlético-MG, fora. Manteve-se entre os selecionados no jogo seguinte - novo tropeço, desta vez por 3 a 1, diante do Goiás, no Serra Dourada, quando chegou a dar passe para o gol de Otávio O lance que indicava um começo promissor, porém, saiu pela culatra. O jovem sentiu lesão na coxa direita e acabou fora do restante do nacional.
Cláudio Winck lateral-direito Inter (Foto: Tomás Hammes / GloboEsporte.com)Cláudio Winck passou por cinco lesões desde 2013 (Foto: Tomás Hammes / GloboEsporte.com)


Veio 2014 e a promessa de uma nova fase. Enquanto Abel Braga comandava o grupo principal na pré-temporada, em Gramado, Winck era o destaque da equipe de Clemer no início do Gauchão. O bom desempenho no estadual e a convocação de Gilberto à seleção brasileira sub-21, em abril, renderam ao lateral um lugar na equipe titular que estreou no Brasileirão, diante do Vitória. Nos treinamentos da semana seguinte, sentiu lesão na coxa direita.
Lateral artilheiro
Jogos: 36
Gols: 7
Média: 0,19 por jogo
Winck teve de esperar a vez na fila.O lateral substituiu Wellington Silva, que deixou o gramado lesionado instantes antes do início da segunda etapa, para vivenciar uma tarde histórica no Gre-Nal 402. Marcou o segundo gol da vitória colorada por 2 a 0 sobre o rival, na estreia de Felipão no comando do Grêmio.
Iniciou entre os titulares contra o Palmeiras, mas foi substituído por Gilberto e ingressou em um novo momento de paciência. Retornou, teve boas atuações nas vitórias sobre Bahia, no Beira-Rio, e Santos, na Vila Belmiro, mas voltou a acusar um problema às vésperas do Gre-Nal da Arena.
Com os problemas dentários e musculares sanados, o lateral-direito se reapresenta com o restante do grupo em 8 de janeiro. A pré-temporada do Inter, a ser realizada em Bento Gonçalves, na serra gaúcha, ocorre entre 11 e 20 de janeiro.
Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Agente adota cautela e diz que espera investidor para Inter levar joia uruguaia

Empresário autorizado a representar De Arrascaeta no Brasil afirma que contratação do meia ainda está em andamento e vê Sonda como boa opção para bancar acerto

Por Porto Alegre
Giorgian De Arrascaeta deve ser reforço do Inter para a próxima temporada (Foto: AP)
 
Começa a virar novela a contratação de Giorgian De Arrascaeta. A negociação encaminhada pela gestão vencida na última eleição ainda precisa avançar para ser sacramentada. O principal passo é a entrada de um investidor na negociação, segundo o empresário Fernando Otto, autorizado a conduzir as tratativas do atleta uruguaio no Brasil.
De acordo com Otto, houve conversas com o presidente eleito Vitorio Piffero, mas ainda não é possível dar a negociação como certa, ao contrário do que membros da direção a ser sucedida fizeram antes do pleito de 13 de dezembro. O meia do Defensor é uma das revelações do futebol uruguaio e também desperta interesse da Europa.
- Houve conversas com a nova diretoria do Inter. A direção atual mostrou interesse, sim. O jogador tem interesse em jogar no Inter, é um clube importante. Tomara que tenhamos sucesso e que consigamos um investidor, até porque o clube sozinho não tem essa capacidade. A dificuldade do dinheiro é sempre. A gente espera que num futuro próximo ele esteja vestindo a camisa do Inter - disse Otto, à Rádio Gaúcha.
O plano inicial da gestão vencida na eleição era de contar com o investidor Delcir Sonda. Antigo companheiro colorado em negociações, o empresário ajudou nas compras de Aránguiz e Martín Luque nesta temporada. De acordo com Fernando Otto, Sonda é uma opção de peso para a negociação. No entanto, disse que ainda não conversou com o agente.
O empresário de De Arrascaeta é Daniel Fonseca. Antes de autorizar Otto a negociar, recebeu, ainda na metade de 2014, sondagens do Inter, que esbarraram no alto valor pedido pelo atleta de 20 anos e recentes convocações à seleção uruguaia. Caso acerte com o Colorado, será comandado pelo compatriota Diego Aguirre.
Com Arrascaeta, o grupo do Inter terá quatro estrangeiros, dos cinco permitidos pela legislação. Além de Aránguiz e Luque, há também D'Alessandro. O mercado sul-americano, aliás, é sempre um polo para os colorados, também em razão de o Brasil ter uma economia mais forte do que a dos países vizinhos.
Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs 

Inter estreia dia 17 de fevereiro na Libertadores


O início da jornada colorada pelo Tri da América já tem dia e hora. Será em 17 de fevereiro, às 22h30 (horário de Brasília). O primeiro adversário colorado será definido em uma série eliminatória entre Morelia (MEX) e The Strongest (BOL), em duas partidas que ocorrem nos dias 3/02, no México, e 10/02, na Bolívia.
O primeiro jogo no Beira-Rio será dia 26/2, às 20h15, contra o Universidad de Chile. O Colorado encerra o primeiro turno do Grupo 4 da Libertadores 2015 diante do Emelec, também em casa, dia 4/3, às 22h.
Segundo turno
A abertura do segundo turno do Grupo 4 da Libertadores 2015 para o Inter será dia 18/3, em Guayaquil, diante do Emelec. Em seguida, o Colorado pega o Universidad de Chile, em Santiago, dia 16 de abril. O Inter encerra a primeira fase da Libertadores 2015 no dia 22 de abril, no Beira-Rio, diante do vencedor entre The Strongest e Morelia.
Clique aqui e confira a tabela completa da Libertadores 2015 e todos os jogos do Inter na primeira fase.
Jogos do Inter na Libertadores 2015
Grupo 4
17/2 - 22h30
Morelia (MEX) ou The Strongest (BOL) x Internacional
26/2 - 20h15
Internacional x Universidad de Chile (CHI)
4/3 - 22h
Internacional x Emelec (EQU)
18/3 - 19h45
Emelec (EQU) x Internacional
16/4 - 22h
Universidad de Chile (CHI) x Internacional

22/4 - 17h30
Internacional x Morelia (MEX) ou The Strongest (BOL)
Obs: Horário de Brasília

fonte: Sport Club Internacional

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Diego Aguirre apresentado como novo técnico do Inter


O novo técnico do Internacional Diego Aguirre foi oficialmente apresentado na tarde desta terça-feira (23/12), no Beira-Rio. Acompanhado pelo presidente Vitorio Piffero e o vice-presidente de futebol Luiz Fernando Costa, o treinador uruguaio concedeu entrevista coletiva na Sala de Conferência do Gigante e falou um pouco sobre os objetivos que terá à frente do comando do time colorado.
Atacante do Inter entre 1989 e 1990, Aguirre teve participação importante no Gre-Nal do Século, disputado em 1989, pela semifinal do Brasileirão. E este histórico clássico foi rememorado ao final da coletiva desta terça, quando Diego foi presentado com uma camiseta do Inter com seu nome e o número 15, o mesmo utilizado na vitória por 2 a 1, de virada, sobre o rival. "O bom filho à casa volta. Ele tem as raízes aqui, já havia nos visitado em outubro. Tenho certeza que terá muito sucesso aqui", disse Luiz Fernando Costa ao entregar o presente.
Confira os principais trechos da entrevista:
Confiança e motivação
"Estou muito feliz por estar aqui em Porto Alegre e na minha casa, o Internacional. Tenho muito confiança em fazer um grande trabalho e ajudar o Inter a brigar por títulos. Me preparei muito e creio que estou em um grande momento para ser treinador do Inter. Estou tranquilo em ter aceitado o desafio. É um grande privilégio treinar um clube deste tamanho. O Inter é muito grande e tem muitas opções, então ser uma destas opções é motivo de orgulho para mim. Pouco importa ser a primeira opção."
Estilo de trabalho
"Minha filosofia de jogo é o futebol moderno. Tem que tentar jogar bonito, mas o mais importante é ganhar o jogos e os títulos. Tem que equilibrar as coisas. É preciso ter uma boa defesa, trarbalhar todas as linhas. Nem sempre o time que joga mais bonito vence. O mais importante é o dia a dia do trabalho. Gosto de colocar em prática no domingo tudo o que trabalhamos nos treinamentos da semana. Daí fico feliz."
Desafio no Brasil
"Treinar um clube brasileiro é um desafio muito grande para mim. Sei que aqui tem muita exigência. Há um campenato muito difícil, extremamente competitivo. Espero que, pela primeira vez, um treinador estrangeiro triunfe no Brasil, pois isso acontece no mundo inteiro. O Brasil não pode ficar de fora."
Conhecimento sobre o grupo
"Tenho assistido alguns jogos. Tenho conhecimento de praticamente todos os jogadores do grupo. É difícil falar um a um as carcateristicas, mas é certo que temos um grande time. Conheço bem os jogadores brasileiros. Não é algo novo para mim. Tenho um conhecimento da mentalidade deles e vou procurar adapatar isso para o que for melhor para a equipe.Vamos buscando as melhores opções a partir dos jogadores que tivermos. Quem estiver melhor, vai jogar."
Nilmar, um velho conhecido
"Tive a oportunidade de trabalhar dois anos com ele (no Catar). É um grande jogador e uma grande pessoa. O Nilmar é muito importante e pode fazer uma grande temporada pelo Inter. Confio muito nele."
Gana pela Libertadores
"A Libertadores é a glória máxima para uma equipe. Sei da importância que tem para o Inter e para sua torcida voltar a ser campeão da América. A edição de 2015 vai ser difícil porque todos os grandes e tradicionais times estarão presentes. Vamos dar o máximo para o Inter brigar até o final por este titulo."
Ficha técnica:
Nome: Diego Vicente Aguirre Camblor
Nascimento: 13/09/1965 – 49 anos
Natural: Montevideo, Uruguai
Clubes que jogou: Liverpool (URU) 1985, Peñarol (URU) 1986/87, Olympiacos FC (GRE) 1988/89, Internacional 1989/90, São Paulo 1991, Independiente (ARG) 1991/92, Peñarol (URU) 1992, Bolívar (BOL) 1993, Marbella (ESP) 1993/94, Ourense (ESP) 1995, River Plate (URU) 1996/97, Temuco (CHI) 1998 e Rentistas (URU) 1999.
Clubes que treinou: Plaza Colonia (URU) 2002, Peñarol (URU) 2003/04, Aucas (ECU) 2006, Wanderers (URU) 2007, Seleção SUB-20 do Uruguai 2008/09, Peñarol (URU) 2010/11, Al-Rayyan (QAT) 2011/13 e AL-Gharafa (QAT) 2014.
> Saiba mais sobre sua trajetória como técnico
Títulos conquistado como jogador
Peñarol: Campeonato Uruguaio – 1986 e Copa Libertadores da América - 1987
Títulos Conquistado como treinador:
Penãrol: Campeonato Uruguaio – 2003/2009/2011
Al-Rayyan: Campeão da Copa do Príncipe – 2012/2013 e Campeão da Copa da Liga – 2012
Curiosidades e fatos relevantes da carreira
• Diego Aguirre fez o gol do último título da Copa Libertadores da América do Penãrol, em 1987.
• Em 1989 Diego disputou o Grenal do século, válido pela semi-final do brasileiro daquele ano.
• Em 2011 foi finalista da Copa Libertadores da América, com o Peñarol e perdeu para o Santos, de Neymar na final.
• No AL-Rayyan do Qatar, Diego Aguirre treinou Nilmar.
• O melhor treinador que já treinou Diego foi Oscar Tabárez, no Penãrol de 1987.
• A meta que o treinador segue é sair campeão de todos os campeonatos que disputar.
Técnicos estrangeiros na história do Inter
1926 - Tito Arreguy (Uruguai)
1930 - Miguel Genta (Argetina)
1932 - Miguel Genta (Argetina)
1933-34 - Jean Ryff (Suíça)
1937 - Isaac Goldenberg (Áustria)
1942 - Ricardo Diéz (Uruguai) * Foi campeão gaúcho
1944 - Darío Letona (Peru)
1946 - Darío Letona (Peru)
1946-48 - Carlos Volante (Argentina) * Foi bicampeão gaúcho em 1947 e 1948
1949 - Felix Magno (Uruguai)
1950 - Alfredo González (Argentina) * Foi campeão gaúcho
1966 - Felix Magno (Uruguai)
1996 - Pedro Rocha (Uruguai)
1996 - Elías Figueroa (Chile)
2010 - Jorge Fossati (Uruguai)

fonte: Sport Club Internacional

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Diego Aguirre é o novo técnico do Internacional


Da esq. para dir.: Diego Aguirre, Vitorio Piffero e Luiz Fernando Costa
O departamento de futebol do Sport Club Internacional anuncia o técnico para a temporada de 2015: Será Diego Aguirre, 49 anos. A apresentação oficial acontecerá na terça-feira (23/12), às 17h30, na sala de imprensa do Estádio Beira-Rio.
Nascido em Montevidéu, o uruguaio retornará a Porto Alegre, onde atuou como atacante do Inter nas temporadas 1988 e 1989, participando do Gre-Nal do século e sendo o artilheiro colorado na Copa Libertadores de 89.
Aguirre trabalha como treinador desde 2001, tendo dirigido times do Uruguai, Equador, Peru e Catar, além da seleção uruguaia sub-20. Ele estava desde 2011 no Oriente Médio onde comandou o Al-Rayyan e o Al-Gharafa, ganhando quatro competições locais e sendo escolhido o melhor treinador da temporada de 2012. Na América do Sul, Aguirre foi campeão uruguaio duas vezes com o Peñarol e foi finalista da Copa Libertadores de 2011, feito que o clube uruguaio não atingia desde 1987.

fonte: Sport Club Internacional

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Fernandão Eterno no Beira-Rio

 

Inter inaugura estátua feita em bronze em homenagem ao capitão das maiores conquistas
Em uma emocionante cerimônia realizada no começo da noite desta quarta-feira (17/12) - exatamente oito anos após a conquista do Mundial FIFA, no Japão - o Internacional inaugurou uma estátua confeccionada em bronze em homenagem ao Eterno Capitão Fernandão, falecido em junho deste ano. Localizada no pátio do Beira-Rio (em frente ao Museu do Inter e à Inter Shop), a peça tem um globo na base, que representa a conquista do mundo, de 30cm de altura e 1,30m de diâmetro. O atleta Fernando Lúcio da Costa tem o seu tamanho natural, 1,90m. Somando a altura do globo com a do atleta e mais a posição dos braços erguidos, a medida total da estátua passa de 2,50m.
Milhares de torcedores, dirigentes colorados, ex-jogadores do Inter, autoridades e familiares de Fernandão acompanharam a cerimônia de inauguração no pátio do Gigante. Munida de instrumentos musicais e sinalizadores, a torcida Guarda Popular entoou seus tradicionais cânticos por cerca de uma hora e meia, 'aquecendo' a massa colorada até o momento em que o protocolo de inauguração foi iniciado. A histórica conquista do Mundial, ocorrida há exatamente oito anos, em Yokohama, com a vitória de 1 a 0 sobre o Barcelona, foi lembrada em diversos momentos com a exibição de vídeos. 
Dia do Torcedor Colorado
O dia 17 de dezembro, por motivos óbvios, está oficialmente instituído como o Dia do Torcedor Colorado. A emblemática data foi um elemento a mais para reforçar e motivar a união dos colorados no Beira-Rio. Os torcedores podiam entrar no Gigante para tirar fotos e celebrar o amor elo Clube do Povo.
Emoção à flor da pele
Ao longo da cerimônia, muitos torcedores não contiveram a emoção, afinal, ainda é difícil lidar com o desaparecimento de Fernandão. A mãe do ídolo colorado, Dona Marli, participou do evento, entregando uma mandala para o presidente Giovanni Luigi como forma de agradecimento pelo carinho recebido pela nação colorada. Luigi, por sua vez, a presenteou com uma camisa com o número 9 e o nome 'Marli' gravado às costas. A esposa de Fernandão Costa, junto aos filhos Enzo e Eloá, bem como Thayná, a outra filha do ex-jogador do Inter, também estiveram presentes no palco montado em frente à praça da estátua. Alex, Índio e Iarley, companheiros de Fernandão na conquista do Mundial, também participaram da solenidade. "O Fernandão nasceu em Goiás, rodou o mundo correndo atrás de uma bola e quando aqui chegou encontrou um lar. O Beira-Rio foi, desde a estreia do Fernando, uma casa repleta de amigos. Agradeço ao povo gaúcho e, principalmente, aos colorados", declarou Fernanda Costa.
Em seu discurso, o presidente Giovanni Luigi enalteceu a carreira do jogador multicampeão: "O Fernandão sempre honrou a camisa do Inter. Esta homenagem da torcida é um agradecimento a tudo que ele fez", disse.
O grande momento
Depois de cumprido o protocolo oficial, uma bateria de fogos de artifício pipocou no céu anunciando o momento máximo da cerimônia. Envolta em uma bandeira com as cores do Inter, a estátua foi revelada ao público às 19h35, causando comoção entre os presentes, que testemunharam este histórico momento na vida do Clube. "É muito linda. Ele merecia esta homenagem. Jamais esqueceremos", resumiu a torcedora Arlete Cunha entre uma foto e outra da reluzente estátua que ficará para sempre fincada no Beira-Rio.


> Saiba mais sobre a estátua:
A estátua foi feita em Itapuã pelos artistas Itamor Rodrigues e Nina Eick e contou com a ajuda de muita gente da comunidade local. Confira as etapas que se sucederam:
ESTRUTURA
Uma estrutura interna de FERRO e tela metálica foi feita para dar sustentação a uma camada externa de argila.
MODELO EM ARGILA
No barro foram moldados todos os detalhes, como dobras da roupa, formatos exatos dos braços e pernas e expressões do rosto, a partir de referências fotográficas e das medidas reais de Fernandão. Foram utilizados mais de 300 quilos de argila.
PLACAS DE RESINA
Depois de finalizado o modelo em argila, recebe uma camada de resina e manta de fibra de vidro. Para facilitar a desmontagem, a resina é aplicada em placas encaixadas entre si (14 para Fernandão e 12 para a taça). O rosto, parte mais expressiva, teve sua placa feita em silicone, mais sensível aos detalhes.
MODELO EM RESINA
Retiradas do modelo em argila e remontadas, as placas formaram um molde, onde foi despejada resina, gerando uma cópia oca da estátua. Nessa etapa aplica-se tinta no modelo para corrigir eventuais bolhas e imperfeições que possam ter surgido na replicagem em resina.
MOLDE EM GESSO
O modelo em resina foi revestido de gesso descalcinado (novamente em placas), gerando um novo molde. A parte interna também foi preenchida, deixando livre uma camada de 4mm a 6mm.
MODELO EM CERA
Cera derretida é despejada no molde de gesso. Com a cera endurecida, foram retiradas as placas e retocados os últimos detalhes da estátua em cera.
MOLDE REFRATÁRIO
A estátua de cera foi revestida por uma camada de terra refratária. Depois de secar, o novo molde foi aquecido até a cera derreter e escorrer totalmente para fora.
ESTÁTUA EM BRONZE
O molde em terra foi enterrado no solo, deixando para fora apenas tubos por onde saiu o ar, para evitar bolhas, e onde foi despejado o bronze, derretido à 1200ºC. Depois de fria, a estátua é desenterrada e o molde que a envolve é quebrado. Rebarbas foram aparadas e foi finalmente aplicada uma pintura para evitar a oxidação do bronze e manter sua cor dourada. O bronze tem espessura variando entre 0,4 e 0,6mm e pesa um total de 261 quilos.
> Detalhes do projeto da praça na qual a estátua está localizada:
Todo o projeto foi pensado e elaborado na parceria das empresas Joner & Costa Arquitetos e Arca Construtora. Como referência às obras já realizadas e/ou em andamento, podemos atribuir o Ginásio FNDE de Monte Belo, o Novo Centro Administrativo de Fagundes Varela, UBS de Cotiporã e a reforma da UBS de Garibaldi.
A proposta tem como objetivo dar o devido valor e tratamento ao espaço junto à estátua em homenagem ao eterno Capitão Colorado. Com o intuído de valorização da área, buscou-se referências em projetos consagrados como o projeto Quartel Kromhout da empresa Karres en Brands em Utrecht, Holanda e o projeto Esplanade in Quiberon do escritório Urbicus na em Quiberon, França.
Com traços contemporâneos, o projeto buscou sempre respeitar a integração do espaço histórico construído e o novo proposto. Com esta relação de respeito, procurou-se criar mais um polo ao gigante complexo da Beira Rio, bem como os já consagrados Centro de Eventos e “bandeirão”, reconhecidos pontos de centralidade no entorno do estádio.
Com eixos ortogonais, a criação dos caminhos ajudou na distribuição dos percursos além de evitar a densificação exagerada dos pisos, o que permite uma maior permeabilidade do solo. A árvore existente no local, mesmo central em relação ao terreno, não foi empecilho para o lançamento da proposta, bem pelo contrário, ajudou a construir a ambientação de praça para um local tão urbanizado e asfaltado.
A localização da estátua foi proposta em um dos cantos do triângulo, não por coincidência o canto mais próximo ao estádio. Mesmo não sendo objeto central com relação ao ambiente, o tratamento de piso diferenciado bem como o ângulo escolhido para o posicionamento, dão nitidamente a noção de importância do monumento para o conjunto.
Toda a praça foi contemplada para possibilitar a acessibilidade universal. Sendo assim, todo o entorno do terreno é provido de rampas com inclinação de 8,33% e acabamento com piso tátil de sinalização para deficientes visuais.
Piso e grama:
- Aproximadamente 160 m² de grama
- Aproximadamente 140 m² de piso Unistein Intertravado da Tecmold (85 m² Natural + 55 m² Vermelho
Base da estátua:
- Concreto maciço
- Diâmetro da base 1,44 m
- Altura = 1,50 m
- Fundação 2,40x2,40
- Altura fundação = 40cm
Bancos:
- Concreto maciço
- Espessura de 12cm
- Tratamento de concreto queimado para dar brilho ao concreto.
Vegetação no entorno da estátua:
- Buxos
Referências de projeto:
- Quartel Kromhout da empresa Karres en Brands em Utrecht, Holanda
- Esplanade in Quiberon do escritório Urbicus na em Quiberon, França"

fonte Sport Club Internacional
 

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Inter, o melhor do mundo!

Por Alexandre Corrêa
Enviado especial/Japão


Em pé: Alexandre Pato, Índio, Edinho, W. Monteiro, Fabiano Eller e Clemer
Agachados: Ceará, Iarley, Alex, Fernandão e Rubens Cardoso
O Internacional é campeão do mundo!!! A equipe colorada venceu o Barcelona por 1 a 0 na grande final do Mundial Fifa, na manhã do último domingo (17/12), em Yokohama, no Japão. Adriano, que havia entrado no lugar de Fernandão, marcou o gol do título aos 36min do segundo tempo e colocou o Inter no seleto grupo dos campeões do mundo.

Fernandão (E) ergue a taça mais cobiçada do mundo (Jefferson Bernardes/VIPCOMM)
O Planeta Terra passou a ter uma nova cor neste domingo. O mundo é vermelho. Vermelho do Inter, vermelho da raça colorada, vermelho da alegria dos jogadores que derrubaram o favorito Barcelona com suas estrelas milionárias. Inter, Inter, Inter! O maior clube do mundo. O único clube gaúcho a conquistar a Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Colorado, comemore: você é o torcedor mais feliz do mundo!

Explosão vermelha em Yokohama: Inter campeão do mundo em 2006! (Jefferson Bernardes/VIPCOMM)
A vitória dramática foi merecida. O Inter foi bravo, inteligente e heróico. Segurou o Barcelona e marcou todas as suas jogadas. Soube explorar as deficiências de marcação do adversário e matou o jogo com uma bela jogada de Iarley, que Adriano soube completar com categoria.

Foto de Adriano aparece no placar do estádio: meia marcou o gol do título (Daniel Boucinha)
O Japão costuma ter cerca de mil tremores e terremotos por ano. Desde ontem, assistiu mais um proporcionado pelo Inter e a torcida colorada. Um terremoto de alegria que começou na Ásia e se espalhou por todo o Rio Grande do Sul a 20 mil quilômetros de distância.
O pré-jogo
Sem Hidalgo, machucado, o técnico Abel Braga escalou Rubens Cardoso na lateral-esquerda. Nas demais posições, o time colorado teve a mesma formação que havia derrotado o Al-Ahly na final com Clemer no gol, Ceará e Rubens Cardoso nas laterais, Índio e Fabiano Eller na zaga e Wellington Monteiro e Edinho à frente da defesa. Na articulação do meio-campo, estavam Fernandão e Alex, enquanto Alexandre Pato e Iarley foram os atacantes.

Rubens Cardoso foi o substituto de Hidalgo (Daniel Boucinha)
O Barcelona, por sua vez, foi o mesmo que bateu o América. A equipe foi a campo então com Valdes no gol, o italiano Zambrotta e o holandês Van Bronckhorst nas laterais e o mexicano Márquez e o espanhol Puyol na defesa. O volante foi Motta com a ajuda na marcação dos meias Iniesta e Deco. Na frente, o francês Giuly, o islandês Gudjohnsen e o brasileiro Ronaldinho.
Antes do jogo, o cerimonial da Fifa foi igual ao que ocorre nas Copas do Mundo com direito a times entrando em campo juntos, jogadores perfilados lado a lado, troca de cumprimentos e pose para as fotografias. Tudo isso ao som da música tema da Fifa e um estádio completamente lotado para cerca de 70 mil pessoas.
O ambiente no estádio não era muito favorável ao Inter. A maioria dos japoneses presentes torcia para o time espanhol. Quando o Barcelona entrou em campo para o aquecimento, por exemplo, foi um festival de aplausos e flashes das arquibancadas.

Colorados apoiaram o Inter em Yokohama (Jefferson Bernardes/VIPCOMM)
Isso, porém, não arrefeceu o ânimo dos cerca de mil heróicos colorados, que cantavam e apoiavam o Inter, localizados principalmente atrás da goleira da esquerda. Seus cântigos e gritos podiam ser ouvidos antes do jogo, no aquecimento. ?Êeeeeeeeeee, vamo, vamo Inteeeeeeeeeeeeer, vamo, vamo, Inteeeeeeeeeer? ou então o tradicional ?Colorado, colorado, nada vai nos separar...? Quando não cantavam, gritavam o nome de todos os jogadores e dos integrantes da comissão técnica, um por um. O presidente Fernando Carvalho também foi homenageado e teve seu nome cantado. A torcida aproveitou para adaptar a letra das músicas ao momento. Ao invés de xingar o nome do tradicional adversário, passou a xingar o Barcelona.
Ao anunciarem os dois times, os japoneses ficaram em silêncio na hora do Inter. Os únicos que tiveram alguma saudação foram Fernandão e Alexandre Pato. Já na hora do Barcelona, a maioria dos nipônicos aplaudiu e festejou, principalmente os nomes de Deco, Ronaldinho Gaúcho e do técnico Frank Rjkaard.

Fernandão cumprimenta Ronadinho momentos antes da decisão do Mundial (Jefferson Bernardes/VIPCOMM)
Nas tribunas ao lado de autoridades da Fifa como o presidente da entidade, Joseph Blatter, o presidente Fernando Carvalho levou uma bandeira do Inter e estendeu em uma pequena mureta. Os torcedores também fizeram o mesmo colocando faixas de apoio e de torcidas organizadas em vários pontos do estádio.
A Fifa por sua vez proporcionou uma bonita festa antes de a bola rolar. Garotos entraram em campo com sete bolas gigantes. Seis delas coloridas, representando cada continente. E uma bola maior ainda como uma réplica do globo terrestre.
Um grupo de música pop japonesa entrou em campo e cantou uma música para animar ainda mais a galera. Dois dos integrantes vestiam a camisa do Inter e do Barcelona, uma em cada um. No final da apresentação, os músicos agradeceram com o tradicional ?arigatô?.
Os jogadores entraram em campo com as mãos dadas a crianças vestidas de branco. O Inter também estava de branco e com camisas com mangas longas devido ao forte frio que faz nesta época do ano no Japão. Os presidentes dos clubes, da Fifa e de outras entidades foram ao gramado também e cumprimentaram os juízes e os jogadores. O capitão Fernandão apresentava cada jogador às autoridades. Durante os cumprimentos, o presidente Fernando Carvalho abraçou cada atleta colorado.
O jogo
Passada a festa, era a hora do que realmente interessava. Quando a bola rolou no belo e moderno Estádio Internacional de Yokohama, palco da final da Copa do Mundo de 2002, o Barcelona tentou impor seu jogo de toque de bola no início. O Inter ficou mais postado atrás, tirando os espaços. Aos poucos, o time colorado passou a se soltar mais e ir à frente em busca do gol. Dos 5min aos 15min, foram só chegadas do Inter.

Wellington Monteiro briga pela bola (Daniel Boucinha)
Aos 5min15seg, Welllington Monteiro avançou pelo meio e chutou por cima. Um minuto depois, Fernandão recebeu na frente da área e arrematou rasteiro ao lado do gol. Aos 8min55seg, Rubens Cardoso recebeu passe livre na área, mas o juiz anulou o lance por impedimento. Aos 10min45seg, Ceará cobrou escanteio e pato cabeceou por cima. Aos 13min40seg, Alex lançou para Fernandão, que tocou de cabeça até Alexandre Pato, na área. O atacante tentou o domínio, mas perdeu o lance para a zaga.
A primeira investida mais forte do Barcelona foi aos 15min35seg, quando o italiano Zambrotta cruzou da direita e Gudjohnsen concluiu pressionado ao lado do gol. Na beira do gramado, o técnico Abel Braga tratava de esbravejar com o time pedindo mais atenção na marcação. Aos 15min15seg, Van Bronckhorst recebeu livre na entrada da área e arrematou para defesa de Clemer. No rebote, Ronaldinho, na área, chutou para nova defesa do goleiro colorado.

Ronaldinho Gaúcho sofreu forte marcação (Daniel Boucinha)
Em dois lances consecutivos, o Barcelona tentou cavar pênaltis com Ronaldinho e Gudjohnsen, mas o juiz Carlos Batres acertou não marcando. A mesma competência o juiz não teve em lances de falta na frente da área do Inter. Em dois lances, o juiz marcou faltas inexistentes, concedendo o direito do time espanhol tentar o chute a gol.
Aos 20min15seg, Alexandre Pato arriscou de fora da área para fora. Dois minutos depois, o Barcelona respondeu com Giuly cruzando e Gudjohnsen cabeceando ao lado do gol. Aos 25min30seg, o atacante islandês recebeu na área e concluiu por cima. Aos 27min30seg, falta duvidosa de Edinho em Iniesta. Na cobrança, aos 28min20seg, Ronaldinho cobrou rasteiro e Clemer defendeu bem.

Alexandre Pato deu trabalho a Márquez (Jefferson Bernardes/VIPCOMM)
Aos 30min35seg, Rubens Cardoso fez boa jogada pela esquerda e cruzou. A bola, porém, atravessou toda a área, sem que ninguém completasse. Aos 34min5seg, Ronaldinho Gaúcho bateu de fora da área ao lado do gol, com perigo. Aos 37min55seg, Índio recebeu na área como elemento surpresa e chutou por cima com perigo. Aos 40min, Pato fez bonita jogada sobre Van Bronckhorst e foi derrubado. Aos 41min20seg, Gudjohnsen recebeu na área e concluiu sobre a zaga. Depois disso, mais nada de relevante ocorreu nas duas áreas.
No intervalo, uma mudança para cada time. No Inter, entrou Vargas e saiu Alex. No Barcelona, Zambrotta saiu para a entrada de Beletti.

Volante Vargas entrou no segundo tempo e mostrou personalidade na decisão (Jefferson Bernardes/VIPCOMM)
No segundo tempo, o jogo diminuiu um pouco de ritmo. Aos 4min40seg, Giuly entrou na área e chutou, mas Índio salvou para escanteio. Aos 8min, Vargas tocou para Pato na área, que concluiu muito alto, por cima. Aos 10min35seg, Ceará cortou para o meio, que chutou de fora da área, de canhota, ao lado do gol. Aos 13min, o técnico Frank Rijkaard retirou o volante Motta e colocou Xavi para tentar dar mais qualidade ao meio-campo.
Aos 14min45seg, Deco arriscou de longe ao lado do gol. Aos 16min, saiu Alexandre Pato e entrou Luiz Adriano. Em seguida, depois de cobrança de falta, a bola sobrou para Iarley chutar e Valdes defender. Aos 22min15seg, Giuly recebeu na área e Fabiano Eller salvou com grande desarme para escanteio.
Aos 27min, Índio saiu do campo com o nariz sangrando. Por três intermináveis minutos, o time ficou com um a menos em campo, enquanto o zagueiro era atendido. Aos 28min30seg, Xavi recebeu na área e cruzou, mas a zaga salvou para escanteio.

Fernandão lutou muito em campo e foi substituído por Adriano no 2º tempo (Daniel Boucinha)
Aos 30min30seg, saiu Fernandão e entrou Adriano. O jogo passou a ficar dramático para o Inter. Sem o capitão Fernandão e sem Alexandre, o time poderia sentir. Mas aí surgiu o talento de Iarley. O atacante cearense passou a chamar o jogo para si e foi pra cima dos catalães.

Adriano comemora o gol do título (Jefferson Bernardes/VIPCOMM)
Enquanto isso, o Barcelona aumentou o ritmo e tentou pressionar mais. Aos 36min, o gol mais importante da história colorada. Iarley fez grande jogada pelo meio e tocou para Adriano, livre na área. O jogador chutou na saída de Valdes e marcou o gol. Festa colorada em Yokohama.

Clemer foi um gigante contra o Barcelona (Daniel Boucinha)
Aos 37min40seg, Deco avançou pelo meio e chutou para uma defesa sensacional de Clemer. Aos 40min30seg, Ronaldinho Gaúcho teve uma falta a sua feição na frente da área. Mas na hora da cobrança, milhões de colorados o secaram. Ah, e como secaram. A torcida valeu. O chute foi ao lado do gol, arrancando um óóóóóó do estádio e um alívio imenso dos colorados.

Iarley foi um dos destaques da grande final do Mundial Fifa (Daniel Boucinha)
Aos 42min45seg, saiu Gudjohnsen e entrou Ezquerro. Enquanto isso, o Inter tocava a bola, prendia-a no ataque e fazia passar o tempo, principalmente com a habilidade de Iarley. Fim de jogo. Inter, campeão do mundo!!!

Jogadores comemoram o feito histórico em Yokohama (Daniel Boucinha)
Às 21h38min do Japão, 10h38min do Brasil, o capitão Fernandão ergueu a taça de campeão do mundo e tornou o mundo colorado de vez! Depois disso, os jogadores deram a tradicional volta olímpica e partiram para a festa que não tem dia, hora ou lugar pra acabar. Legítima festa de campeão do mundo.
Internacional (1): Clemer; Ceará, Índio, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Edinho, Wellington Monteiro, Alex (Vargas) e Fernandão (Adriano); Alexandre Pato (Luiz Adriano) e Iarley. Técnico: Abel Braga.
Barcelona (0): Valdes; Zambrotta (Beletti), Márquez, Puyol e Van Bronckhorst; Motta (Xavi), Iniesta e Deco; Giuly, Gudjohnsen (Ezquerro) e Ronaldinho. Técnico: Frank Rijkaard.
Gol: Adriano (I), aos 36min do segundo tempo. Cartões amarelos: Índio, Iarley e Adriano (I); Motta (B). Público: 67.128. Arbitragem: Carlos Batres (Guatemala), auxiliado por Carlos Pastrana (Honduras) e Leonel Leal (Costa Rica). Local: Estádio Internacional de Yokohama, no Japão.
           
     fonte: Sport Club Internacional