quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Fernandão Eterno no Beira-Rio

 

Inter inaugura estátua feita em bronze em homenagem ao capitão das maiores conquistas
Em uma emocionante cerimônia realizada no começo da noite desta quarta-feira (17/12) - exatamente oito anos após a conquista do Mundial FIFA, no Japão - o Internacional inaugurou uma estátua confeccionada em bronze em homenagem ao Eterno Capitão Fernandão, falecido em junho deste ano. Localizada no pátio do Beira-Rio (em frente ao Museu do Inter e à Inter Shop), a peça tem um globo na base, que representa a conquista do mundo, de 30cm de altura e 1,30m de diâmetro. O atleta Fernando Lúcio da Costa tem o seu tamanho natural, 1,90m. Somando a altura do globo com a do atleta e mais a posição dos braços erguidos, a medida total da estátua passa de 2,50m.
Milhares de torcedores, dirigentes colorados, ex-jogadores do Inter, autoridades e familiares de Fernandão acompanharam a cerimônia de inauguração no pátio do Gigante. Munida de instrumentos musicais e sinalizadores, a torcida Guarda Popular entoou seus tradicionais cânticos por cerca de uma hora e meia, 'aquecendo' a massa colorada até o momento em que o protocolo de inauguração foi iniciado. A histórica conquista do Mundial, ocorrida há exatamente oito anos, em Yokohama, com a vitória de 1 a 0 sobre o Barcelona, foi lembrada em diversos momentos com a exibição de vídeos. 
Dia do Torcedor Colorado
O dia 17 de dezembro, por motivos óbvios, está oficialmente instituído como o Dia do Torcedor Colorado. A emblemática data foi um elemento a mais para reforçar e motivar a união dos colorados no Beira-Rio. Os torcedores podiam entrar no Gigante para tirar fotos e celebrar o amor elo Clube do Povo.
Emoção à flor da pele
Ao longo da cerimônia, muitos torcedores não contiveram a emoção, afinal, ainda é difícil lidar com o desaparecimento de Fernandão. A mãe do ídolo colorado, Dona Marli, participou do evento, entregando uma mandala para o presidente Giovanni Luigi como forma de agradecimento pelo carinho recebido pela nação colorada. Luigi, por sua vez, a presenteou com uma camisa com o número 9 e o nome 'Marli' gravado às costas. A esposa de Fernandão Costa, junto aos filhos Enzo e Eloá, bem como Thayná, a outra filha do ex-jogador do Inter, também estiveram presentes no palco montado em frente à praça da estátua. Alex, Índio e Iarley, companheiros de Fernandão na conquista do Mundial, também participaram da solenidade. "O Fernandão nasceu em Goiás, rodou o mundo correndo atrás de uma bola e quando aqui chegou encontrou um lar. O Beira-Rio foi, desde a estreia do Fernando, uma casa repleta de amigos. Agradeço ao povo gaúcho e, principalmente, aos colorados", declarou Fernanda Costa.
Em seu discurso, o presidente Giovanni Luigi enalteceu a carreira do jogador multicampeão: "O Fernandão sempre honrou a camisa do Inter. Esta homenagem da torcida é um agradecimento a tudo que ele fez", disse.
O grande momento
Depois de cumprido o protocolo oficial, uma bateria de fogos de artifício pipocou no céu anunciando o momento máximo da cerimônia. Envolta em uma bandeira com as cores do Inter, a estátua foi revelada ao público às 19h35, causando comoção entre os presentes, que testemunharam este histórico momento na vida do Clube. "É muito linda. Ele merecia esta homenagem. Jamais esqueceremos", resumiu a torcedora Arlete Cunha entre uma foto e outra da reluzente estátua que ficará para sempre fincada no Beira-Rio.


> Saiba mais sobre a estátua:
A estátua foi feita em Itapuã pelos artistas Itamor Rodrigues e Nina Eick e contou com a ajuda de muita gente da comunidade local. Confira as etapas que se sucederam:
ESTRUTURA
Uma estrutura interna de FERRO e tela metálica foi feita para dar sustentação a uma camada externa de argila.
MODELO EM ARGILA
No barro foram moldados todos os detalhes, como dobras da roupa, formatos exatos dos braços e pernas e expressões do rosto, a partir de referências fotográficas e das medidas reais de Fernandão. Foram utilizados mais de 300 quilos de argila.
PLACAS DE RESINA
Depois de finalizado o modelo em argila, recebe uma camada de resina e manta de fibra de vidro. Para facilitar a desmontagem, a resina é aplicada em placas encaixadas entre si (14 para Fernandão e 12 para a taça). O rosto, parte mais expressiva, teve sua placa feita em silicone, mais sensível aos detalhes.
MODELO EM RESINA
Retiradas do modelo em argila e remontadas, as placas formaram um molde, onde foi despejada resina, gerando uma cópia oca da estátua. Nessa etapa aplica-se tinta no modelo para corrigir eventuais bolhas e imperfeições que possam ter surgido na replicagem em resina.
MOLDE EM GESSO
O modelo em resina foi revestido de gesso descalcinado (novamente em placas), gerando um novo molde. A parte interna também foi preenchida, deixando livre uma camada de 4mm a 6mm.
MODELO EM CERA
Cera derretida é despejada no molde de gesso. Com a cera endurecida, foram retiradas as placas e retocados os últimos detalhes da estátua em cera.
MOLDE REFRATÁRIO
A estátua de cera foi revestida por uma camada de terra refratária. Depois de secar, o novo molde foi aquecido até a cera derreter e escorrer totalmente para fora.
ESTÁTUA EM BRONZE
O molde em terra foi enterrado no solo, deixando para fora apenas tubos por onde saiu o ar, para evitar bolhas, e onde foi despejado o bronze, derretido à 1200ºC. Depois de fria, a estátua é desenterrada e o molde que a envolve é quebrado. Rebarbas foram aparadas e foi finalmente aplicada uma pintura para evitar a oxidação do bronze e manter sua cor dourada. O bronze tem espessura variando entre 0,4 e 0,6mm e pesa um total de 261 quilos.
> Detalhes do projeto da praça na qual a estátua está localizada:
Todo o projeto foi pensado e elaborado na parceria das empresas Joner & Costa Arquitetos e Arca Construtora. Como referência às obras já realizadas e/ou em andamento, podemos atribuir o Ginásio FNDE de Monte Belo, o Novo Centro Administrativo de Fagundes Varela, UBS de Cotiporã e a reforma da UBS de Garibaldi.
A proposta tem como objetivo dar o devido valor e tratamento ao espaço junto à estátua em homenagem ao eterno Capitão Colorado. Com o intuído de valorização da área, buscou-se referências em projetos consagrados como o projeto Quartel Kromhout da empresa Karres en Brands em Utrecht, Holanda e o projeto Esplanade in Quiberon do escritório Urbicus na em Quiberon, França.
Com traços contemporâneos, o projeto buscou sempre respeitar a integração do espaço histórico construído e o novo proposto. Com esta relação de respeito, procurou-se criar mais um polo ao gigante complexo da Beira Rio, bem como os já consagrados Centro de Eventos e “bandeirão”, reconhecidos pontos de centralidade no entorno do estádio.
Com eixos ortogonais, a criação dos caminhos ajudou na distribuição dos percursos além de evitar a densificação exagerada dos pisos, o que permite uma maior permeabilidade do solo. A árvore existente no local, mesmo central em relação ao terreno, não foi empecilho para o lançamento da proposta, bem pelo contrário, ajudou a construir a ambientação de praça para um local tão urbanizado e asfaltado.
A localização da estátua foi proposta em um dos cantos do triângulo, não por coincidência o canto mais próximo ao estádio. Mesmo não sendo objeto central com relação ao ambiente, o tratamento de piso diferenciado bem como o ângulo escolhido para o posicionamento, dão nitidamente a noção de importância do monumento para o conjunto.
Toda a praça foi contemplada para possibilitar a acessibilidade universal. Sendo assim, todo o entorno do terreno é provido de rampas com inclinação de 8,33% e acabamento com piso tátil de sinalização para deficientes visuais.
Piso e grama:
- Aproximadamente 160 m² de grama
- Aproximadamente 140 m² de piso Unistein Intertravado da Tecmold (85 m² Natural + 55 m² Vermelho
Base da estátua:
- Concreto maciço
- Diâmetro da base 1,44 m
- Altura = 1,50 m
- Fundação 2,40x2,40
- Altura fundação = 40cm
Bancos:
- Concreto maciço
- Espessura de 12cm
- Tratamento de concreto queimado para dar brilho ao concreto.
Vegetação no entorno da estátua:
- Buxos
Referências de projeto:
- Quartel Kromhout da empresa Karres en Brands em Utrecht, Holanda
- Esplanade in Quiberon do escritório Urbicus na em Quiberon, França"

fonte Sport Club Internacional
 

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Inter, o melhor do mundo!

Por Alexandre Corrêa
Enviado especial/Japão


Em pé: Alexandre Pato, Índio, Edinho, W. Monteiro, Fabiano Eller e Clemer
Agachados: Ceará, Iarley, Alex, Fernandão e Rubens Cardoso
O Internacional é campeão do mundo!!! A equipe colorada venceu o Barcelona por 1 a 0 na grande final do Mundial Fifa, na manhã do último domingo (17/12), em Yokohama, no Japão. Adriano, que havia entrado no lugar de Fernandão, marcou o gol do título aos 36min do segundo tempo e colocou o Inter no seleto grupo dos campeões do mundo.

Fernandão (E) ergue a taça mais cobiçada do mundo (Jefferson Bernardes/VIPCOMM)
O Planeta Terra passou a ter uma nova cor neste domingo. O mundo é vermelho. Vermelho do Inter, vermelho da raça colorada, vermelho da alegria dos jogadores que derrubaram o favorito Barcelona com suas estrelas milionárias. Inter, Inter, Inter! O maior clube do mundo. O único clube gaúcho a conquistar a Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Colorado, comemore: você é o torcedor mais feliz do mundo!

Explosão vermelha em Yokohama: Inter campeão do mundo em 2006! (Jefferson Bernardes/VIPCOMM)
A vitória dramática foi merecida. O Inter foi bravo, inteligente e heróico. Segurou o Barcelona e marcou todas as suas jogadas. Soube explorar as deficiências de marcação do adversário e matou o jogo com uma bela jogada de Iarley, que Adriano soube completar com categoria.

Foto de Adriano aparece no placar do estádio: meia marcou o gol do título (Daniel Boucinha)
O Japão costuma ter cerca de mil tremores e terremotos por ano. Desde ontem, assistiu mais um proporcionado pelo Inter e a torcida colorada. Um terremoto de alegria que começou na Ásia e se espalhou por todo o Rio Grande do Sul a 20 mil quilômetros de distância.
O pré-jogo
Sem Hidalgo, machucado, o técnico Abel Braga escalou Rubens Cardoso na lateral-esquerda. Nas demais posições, o time colorado teve a mesma formação que havia derrotado o Al-Ahly na final com Clemer no gol, Ceará e Rubens Cardoso nas laterais, Índio e Fabiano Eller na zaga e Wellington Monteiro e Edinho à frente da defesa. Na articulação do meio-campo, estavam Fernandão e Alex, enquanto Alexandre Pato e Iarley foram os atacantes.

Rubens Cardoso foi o substituto de Hidalgo (Daniel Boucinha)
O Barcelona, por sua vez, foi o mesmo que bateu o América. A equipe foi a campo então com Valdes no gol, o italiano Zambrotta e o holandês Van Bronckhorst nas laterais e o mexicano Márquez e o espanhol Puyol na defesa. O volante foi Motta com a ajuda na marcação dos meias Iniesta e Deco. Na frente, o francês Giuly, o islandês Gudjohnsen e o brasileiro Ronaldinho.
Antes do jogo, o cerimonial da Fifa foi igual ao que ocorre nas Copas do Mundo com direito a times entrando em campo juntos, jogadores perfilados lado a lado, troca de cumprimentos e pose para as fotografias. Tudo isso ao som da música tema da Fifa e um estádio completamente lotado para cerca de 70 mil pessoas.
O ambiente no estádio não era muito favorável ao Inter. A maioria dos japoneses presentes torcia para o time espanhol. Quando o Barcelona entrou em campo para o aquecimento, por exemplo, foi um festival de aplausos e flashes das arquibancadas.

Colorados apoiaram o Inter em Yokohama (Jefferson Bernardes/VIPCOMM)
Isso, porém, não arrefeceu o ânimo dos cerca de mil heróicos colorados, que cantavam e apoiavam o Inter, localizados principalmente atrás da goleira da esquerda. Seus cântigos e gritos podiam ser ouvidos antes do jogo, no aquecimento. ?Êeeeeeeeeee, vamo, vamo Inteeeeeeeeeeeeer, vamo, vamo, Inteeeeeeeeeer? ou então o tradicional ?Colorado, colorado, nada vai nos separar...? Quando não cantavam, gritavam o nome de todos os jogadores e dos integrantes da comissão técnica, um por um. O presidente Fernando Carvalho também foi homenageado e teve seu nome cantado. A torcida aproveitou para adaptar a letra das músicas ao momento. Ao invés de xingar o nome do tradicional adversário, passou a xingar o Barcelona.
Ao anunciarem os dois times, os japoneses ficaram em silêncio na hora do Inter. Os únicos que tiveram alguma saudação foram Fernandão e Alexandre Pato. Já na hora do Barcelona, a maioria dos nipônicos aplaudiu e festejou, principalmente os nomes de Deco, Ronaldinho Gaúcho e do técnico Frank Rjkaard.

Fernandão cumprimenta Ronadinho momentos antes da decisão do Mundial (Jefferson Bernardes/VIPCOMM)
Nas tribunas ao lado de autoridades da Fifa como o presidente da entidade, Joseph Blatter, o presidente Fernando Carvalho levou uma bandeira do Inter e estendeu em uma pequena mureta. Os torcedores também fizeram o mesmo colocando faixas de apoio e de torcidas organizadas em vários pontos do estádio.
A Fifa por sua vez proporcionou uma bonita festa antes de a bola rolar. Garotos entraram em campo com sete bolas gigantes. Seis delas coloridas, representando cada continente. E uma bola maior ainda como uma réplica do globo terrestre.
Um grupo de música pop japonesa entrou em campo e cantou uma música para animar ainda mais a galera. Dois dos integrantes vestiam a camisa do Inter e do Barcelona, uma em cada um. No final da apresentação, os músicos agradeceram com o tradicional ?arigatô?.
Os jogadores entraram em campo com as mãos dadas a crianças vestidas de branco. O Inter também estava de branco e com camisas com mangas longas devido ao forte frio que faz nesta época do ano no Japão. Os presidentes dos clubes, da Fifa e de outras entidades foram ao gramado também e cumprimentaram os juízes e os jogadores. O capitão Fernandão apresentava cada jogador às autoridades. Durante os cumprimentos, o presidente Fernando Carvalho abraçou cada atleta colorado.
O jogo
Passada a festa, era a hora do que realmente interessava. Quando a bola rolou no belo e moderno Estádio Internacional de Yokohama, palco da final da Copa do Mundo de 2002, o Barcelona tentou impor seu jogo de toque de bola no início. O Inter ficou mais postado atrás, tirando os espaços. Aos poucos, o time colorado passou a se soltar mais e ir à frente em busca do gol. Dos 5min aos 15min, foram só chegadas do Inter.

Wellington Monteiro briga pela bola (Daniel Boucinha)
Aos 5min15seg, Welllington Monteiro avançou pelo meio e chutou por cima. Um minuto depois, Fernandão recebeu na frente da área e arrematou rasteiro ao lado do gol. Aos 8min55seg, Rubens Cardoso recebeu passe livre na área, mas o juiz anulou o lance por impedimento. Aos 10min45seg, Ceará cobrou escanteio e pato cabeceou por cima. Aos 13min40seg, Alex lançou para Fernandão, que tocou de cabeça até Alexandre Pato, na área. O atacante tentou o domínio, mas perdeu o lance para a zaga.
A primeira investida mais forte do Barcelona foi aos 15min35seg, quando o italiano Zambrotta cruzou da direita e Gudjohnsen concluiu pressionado ao lado do gol. Na beira do gramado, o técnico Abel Braga tratava de esbravejar com o time pedindo mais atenção na marcação. Aos 15min15seg, Van Bronckhorst recebeu livre na entrada da área e arrematou para defesa de Clemer. No rebote, Ronaldinho, na área, chutou para nova defesa do goleiro colorado.

Ronaldinho Gaúcho sofreu forte marcação (Daniel Boucinha)
Em dois lances consecutivos, o Barcelona tentou cavar pênaltis com Ronaldinho e Gudjohnsen, mas o juiz Carlos Batres acertou não marcando. A mesma competência o juiz não teve em lances de falta na frente da área do Inter. Em dois lances, o juiz marcou faltas inexistentes, concedendo o direito do time espanhol tentar o chute a gol.
Aos 20min15seg, Alexandre Pato arriscou de fora da área para fora. Dois minutos depois, o Barcelona respondeu com Giuly cruzando e Gudjohnsen cabeceando ao lado do gol. Aos 25min30seg, o atacante islandês recebeu na área e concluiu por cima. Aos 27min30seg, falta duvidosa de Edinho em Iniesta. Na cobrança, aos 28min20seg, Ronaldinho cobrou rasteiro e Clemer defendeu bem.

Alexandre Pato deu trabalho a Márquez (Jefferson Bernardes/VIPCOMM)
Aos 30min35seg, Rubens Cardoso fez boa jogada pela esquerda e cruzou. A bola, porém, atravessou toda a área, sem que ninguém completasse. Aos 34min5seg, Ronaldinho Gaúcho bateu de fora da área ao lado do gol, com perigo. Aos 37min55seg, Índio recebeu na área como elemento surpresa e chutou por cima com perigo. Aos 40min, Pato fez bonita jogada sobre Van Bronckhorst e foi derrubado. Aos 41min20seg, Gudjohnsen recebeu na área e concluiu sobre a zaga. Depois disso, mais nada de relevante ocorreu nas duas áreas.
No intervalo, uma mudança para cada time. No Inter, entrou Vargas e saiu Alex. No Barcelona, Zambrotta saiu para a entrada de Beletti.

Volante Vargas entrou no segundo tempo e mostrou personalidade na decisão (Jefferson Bernardes/VIPCOMM)
No segundo tempo, o jogo diminuiu um pouco de ritmo. Aos 4min40seg, Giuly entrou na área e chutou, mas Índio salvou para escanteio. Aos 8min, Vargas tocou para Pato na área, que concluiu muito alto, por cima. Aos 10min35seg, Ceará cortou para o meio, que chutou de fora da área, de canhota, ao lado do gol. Aos 13min, o técnico Frank Rijkaard retirou o volante Motta e colocou Xavi para tentar dar mais qualidade ao meio-campo.
Aos 14min45seg, Deco arriscou de longe ao lado do gol. Aos 16min, saiu Alexandre Pato e entrou Luiz Adriano. Em seguida, depois de cobrança de falta, a bola sobrou para Iarley chutar e Valdes defender. Aos 22min15seg, Giuly recebeu na área e Fabiano Eller salvou com grande desarme para escanteio.
Aos 27min, Índio saiu do campo com o nariz sangrando. Por três intermináveis minutos, o time ficou com um a menos em campo, enquanto o zagueiro era atendido. Aos 28min30seg, Xavi recebeu na área e cruzou, mas a zaga salvou para escanteio.

Fernandão lutou muito em campo e foi substituído por Adriano no 2º tempo (Daniel Boucinha)
Aos 30min30seg, saiu Fernandão e entrou Adriano. O jogo passou a ficar dramático para o Inter. Sem o capitão Fernandão e sem Alexandre, o time poderia sentir. Mas aí surgiu o talento de Iarley. O atacante cearense passou a chamar o jogo para si e foi pra cima dos catalães.

Adriano comemora o gol do título (Jefferson Bernardes/VIPCOMM)
Enquanto isso, o Barcelona aumentou o ritmo e tentou pressionar mais. Aos 36min, o gol mais importante da história colorada. Iarley fez grande jogada pelo meio e tocou para Adriano, livre na área. O jogador chutou na saída de Valdes e marcou o gol. Festa colorada em Yokohama.

Clemer foi um gigante contra o Barcelona (Daniel Boucinha)
Aos 37min40seg, Deco avançou pelo meio e chutou para uma defesa sensacional de Clemer. Aos 40min30seg, Ronaldinho Gaúcho teve uma falta a sua feição na frente da área. Mas na hora da cobrança, milhões de colorados o secaram. Ah, e como secaram. A torcida valeu. O chute foi ao lado do gol, arrancando um óóóóóó do estádio e um alívio imenso dos colorados.

Iarley foi um dos destaques da grande final do Mundial Fifa (Daniel Boucinha)
Aos 42min45seg, saiu Gudjohnsen e entrou Ezquerro. Enquanto isso, o Inter tocava a bola, prendia-a no ataque e fazia passar o tempo, principalmente com a habilidade de Iarley. Fim de jogo. Inter, campeão do mundo!!!

Jogadores comemoram o feito histórico em Yokohama (Daniel Boucinha)
Às 21h38min do Japão, 10h38min do Brasil, o capitão Fernandão ergueu a taça de campeão do mundo e tornou o mundo colorado de vez! Depois disso, os jogadores deram a tradicional volta olímpica e partiram para a festa que não tem dia, hora ou lugar pra acabar. Legítima festa de campeão do mundo.
Internacional (1): Clemer; Ceará, Índio, Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Edinho, Wellington Monteiro, Alex (Vargas) e Fernandão (Adriano); Alexandre Pato (Luiz Adriano) e Iarley. Técnico: Abel Braga.
Barcelona (0): Valdes; Zambrotta (Beletti), Márquez, Puyol e Van Bronckhorst; Motta (Xavi), Iniesta e Deco; Giuly, Gudjohnsen (Ezquerro) e Ronaldinho. Técnico: Frank Rijkaard.
Gol: Adriano (I), aos 36min do segundo tempo. Cartões amarelos: Índio, Iarley e Adriano (I); Motta (B). Público: 67.128. Arbitragem: Carlos Batres (Guatemala), auxiliado por Carlos Pastrana (Honduras) e Leonel Leal (Costa Rica). Local: Estádio Internacional de Yokohama, no Japão.
           
     fonte: Sport Club Internacional           
 

sábado, 13 de dezembro de 2014

Chapa 02, de Vitorio Piffero, vence a maior eleição da história do Inter


Eleição deste sábado foi a maior da história do Sport Club Internacional
A Chapa 02 – composta pelo presidente Vitorio Piffero, o 1º vice-presidente Pedro Antônio Affatato e o 2º vice-presidente Luiz Henrique Nuñez de Oliveira – é a vencedora da Eleição 2014 do Sport Club Internacional, com 15.051 votos (71.75%). A Chapa 01, encabeçada por Marcelo Medeiros, ficou com 5.927 (28.25%) dos votos. O pleito colorado contou com a participação de 21.292 sócios, que votaram presencialmente, no Gigantinho, e pela internet, e foi o maior da história de 105 anos do Clube, bem como entre os times de futebol da América.
"Foi uma grande vitória da democracia do Inter. Tivemos uma excepcional votação. Mas quem ganha é o Inter. Quatro chapas passaram no Conselho, e esta pluralidade é muito importante para o Clube. Estou muito feliz em voltar", declarou Vitorio Piffero, que irá presidir o Internacional nos próximos dois anos (2015/2016).
Renovação do Conselho
A votação também renovou 150 membros do Conselho Deliberativo. Das cinco chapas que concorriam, quatro passaram pela cláusula de barreira (15%) e conseguiram ocupar cadeiras. Confira o número de votos recebidos por cada chapa:
CHAPA 01 - Inter Grande: 4.888 votos - 23,17% (39 cadeiras renovadas).
CHAPA 02 - Piffero - Juntos, Somos Gigantes: 6.829 - 32.37% (55 cadeiras renovadas).
CHAPA 03 - Tô com Siegmann: 2.344 - 11,11% (não alcançou cláusula de barreira -15%).
CHAPA 04 - Nosso Clube Sem Barreiras: 3.834 - 18.17% (31 cadeiras renovadas).
CHAPA 09 - Inove Inter: 3.201 votos - 15.17% (25 cadeiras renovadas).
Apuração ágil
A Eleição foi realizada entre às 9h e 17h deste sábado com apoio da Procergs e do Tribunal Regional Eleitoral (40 urnas eletrônicas e um de lona instaladas no Gigantinho), que possibilitou a rápida apuração dos votos – o resultado foi anunciado pelo presidente do Conselho Deliberativo Ibsen Pinheiro, às 18h15, no Gigantinho. "Agradeço pelo empenho da Comissão Eleitoral e de todos os parceiros que fizeram desta eleição a maior da história do Internacional", disse Pinheiro.
Números da votação
Total de votos: 21.292
119 votos brancos
195 votos nulos
Total de votos válidos: 20.978
Chapa 01: 5.927 votos (28.25%)
Chapa 02: 15.051 votos (71.75%)

fonte: Sport Club Internacional

sábado, 6 de dezembro de 2014

Obrigado, Índio

O Sport Club Internacional se despede na temporada 2014 de um dos seus maiores ídolos: Índio. O zagueiro Campeão de Tudo completou sua 10ª temporada vestindo a camisa colorada. Foram 15 títulos conquistados: Gauchão (2005, 2008, 2009, 2011, 2012, 2013 e 2014), Libertadores (2006 e 2010), Mundial Fifa (2006), Recopa (2007 e 2011), Dubai Cup (2008), Copa Sul-Americana 2008 e Copa Suruga Bank (2009).
Índio honrou as cores do Inter nas 391 partidas em que esteve em campo. Foram 33 gols marcados, sendo o zagueiro que mais vezes balançou as redes no clube.
“Vou encerrar minha carreira e só tenho a agradecer por tudo que o Inter me deu. Quero agradecer a todos que me ajudaram, a cada um que nos momentos difíceis esteve do meu lado me dando força. Eu fui muito feliz aqui no clube, sempre procurei me dedicar e sempre vesti a camisa com muita raça. Aqui dentro se formou uma família, passamos dificuldades para vencer os objetivos maiores e graças a Deus as alegrias sempre foram maiores que as tristezas. Saí lá da roça, de uma cidade pequena, passei muita dificuldade nessa vida para chegar até aqui e eu devo isso a cada um de vocês. Vou sentir muita falta de todos aqui, mas sempre levarei o Inter no meu coração”, disse Índio no seu último discurso de despedida.
Muito emocionado durante a semana, o atleta aproveitou os últimos dias de convivência com o grupo para agradecer a cada um dos funcionários do Internacional. O atleta está liberado desde quinta-feira para resolver assuntos particulares e aproveitar o último período de férias antes de deixar oficialmente o clube no dia 31 de dezembro. O Internacional planeja fazer um jogo de despedida na próxima temporada em homenagem ao ídolo.
Após o término do Campeonato Brasileiro, o jogador concederá a sua entrevista coletiva de despedida. A data do evento será informada via site oficial.
Aos colorados só resta uma frase: Obrigado, Índio!

Inter busca vitória aos 50min do 2º tempo e garante vaga direta na Libertadores

Foi na base da garra, com o gol da vitória marcado por Wellington Silva aos 50min do segundo tempo, que o Internacional garantiu a vaga direta na Libertadores de 2015. Mesmo com muitos desfalques (10 jogadores não puderam atuar em virtude de lesões e suspensões), o time colorado foi valente em Florianópolis e venceu o Figueirense por 2 a 1, de virada, na rodada de encerramento do Brasileirão. Foi a quarta vitória seguida!
Com o terceiro lugar no campeonato nacional, com 69 pontos, o Inter assegurou a vaga na fase de grupos da Libertadores – ficará no Grupo 4, que também terá Emelec-EQU, Universidad de Chile ou S. Wanderers-CHI e Morelia-MEX ou The Strongest-BOL.
Jogo difícil no 1º tempo
O jogo começou com intensa marcação, mas não demorou para o Inter impor seu futebol e criar boas chances no ataque. Aos 4min, Wellington Silva fez grande enfiada de bola entre os zagueiros e encontrou Alan Ruschel. O lateral dominou no interior da área e tentou tocar por cima do goleiro, mas a finalização acabou passando por cima do travessão. Aos 10min, Alan Ruschel voltou a aparecer como elemento surpresa no ataque: foi lançado por Alex, mas não conseguiu chegar a tempo para dominar a bola, que saiu pela linha de fundo.
Uma das melhores oportunidades ocorreu aos 15min, quando Alex cobrou falta e Rafael Moura cabeceou perigosamente à direita do gol. A bola raspou a trave! Depois disso, o ritmo do jogo caiu um pouco, com a disputa pela bola concentrando-se no meio-campo. O Figueirense ameaçou em lances isolados. Aos 30min, Felipe chutou cruzado para a defesa de Alisson, na primeira investida do Figueirense na partida. Aos 36min, Marcão deu uma bicicleta e colocou a bola à esquerda do gol colorado. Aos 46min, Marcão pegou rebote de dentro da área e chutou por cima do travessão.
Gol catarinense complica
No recomeço da partida, a 1min, Alisson fez grande defesa, ao evitar que o chute de Pablo, à queima-roupa, da marca do pênalti, entrasse. Porém, aos 4min, Pablo recebeu passe e desta fez chutou com força para abrir o placar. Aos 16min, Wellington Silva cruzou e Paulão cabeceou à direita do gol catarinense.
Depois do gol, os donos da casa recuaram e armaram um ferrolho, dificultando a penetração do Inter. Na busca pela reação, Abel mexeu na formação do time, colocando Taiberson e Gustavo Ferrareis, ambos oriundos dos times de base, nas vagas de Alan e Alex. Mais tarde, Wellington Paulista entrou no lugar de Valdívia.
Alisson fundamental
Aos 30min, Marcão invadiu a área e chutou para defesa salvadora de Alisson para escanteio. Na sequência do lance, o goleiro fez nova defesa espetacular após o arremate pelo alto de Nirley. Pouco depois, França fez falta violenta em Taiberson e foi expulso. Aos 36min, Aránguiz chutou prensado com o goleiro Tiago Volpi.
Rafael Moura iguala o placar
Aos 41min, Taiberson cobrou escanteio e Rafael Moura empatou a partida. 1 a 1. Foi o oitavo gol do atacante no Brasileirão e o 19º do artilheiro colorado na temporada. Logo depois, Alan Ruschel recebeu o segundo amarelo e foi expulso.
Wellington Silva marca gol precioso
O Inter lançou-se ao ataque em busca do gol da vitória que poderia garantir a vaga direta na Libertadores. Com garra e acreditando até o final, o time de Abel Braga conseguiu chegar à vitória aos 50min: Wellington Silva ganhou da marcação e chutou cruzado para vencer o goleiro Tiago Volpi! 2 a 1 no placar, vaga direta na Libertadores e muita festa no Orlando Scarpelli.
Ficha técnica:
Figueirense (1): Tiago Volpi; Yago (Bruno), Nirlei, Thiago Heleno e Marquinhos Pedroso; Denner, França, Marco Antônio e Felipe (Léo Lisboa); Pablo e Marcão (Nem). Técnico: Argel Fucks.
Internacional (2): Alisson, Ernando, Paulão e Alan (Taiberson, aos 15min/2ºt); Wellington Silva, Willians, Aránguiz, Alex (Gustavo Ferrareis, aos 16min/2ºt), Valdívia (Wellington Paulista, aos 26min/2ºt) e Alan Ruschel; Rafael Moura. Técnico: Abel Braga.
Gols: Pablo (F), aos 4min do segundo tempo, Rafael Moura (I), aos 41min do segundo tempo, e Wellington Silva (I), aos 50min do segundo tempo.
Cartões amarelos: Willians, Alan Ruschel, Rafael Moura (I); Thiago Heleno, Yago (F). Expulsões: França e Nirley (F); Alan Ruschel e Wellington Paulista (I).
Arbitragem: Marielson Alves Silva, auxiliado por Alessandro A Rocha de Matos e Luiz Carlos Silva Teixeira (trio da BA).
Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

fonte: Sport Club Internacional

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Golaço de Valdívia é eleito o mais bonito da rodada



Meia colorado desferiu chute cheio de veneno para fechar o placar diante do Palmeiras

O belo gol marcado por Valdívia, que fechou a vitória por 3 a 1 sobre o Palmeiras no último final de semana, foi escolhido o mais bonito da 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em enquete promovida pelo programa "É Gol!!!", do SporTV, Valdivia dominou a votação, ficando com 74,43% dos votos


.fonte: Sport Club Internacional

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Marcelo Medeiros e Benítez representam o Inter no sorteio da Copa Libertadores


Colorado parte em busca do tricampeonato da América em 2015 (Foto: Divulgação/Conmebol)
O vice-presidente de futebol Marcelo Medeiros e o ex-goleiro Benítez serão os representantes do Internacional no sorteio da Copa Libertadores de 2015. A maior competição do continente terá a definição dos confrontos na noite de terça-feira, a partir das 22h, em Luque, no Paraguai.
A classificação colorada foi confirmada com a vitória de 3 a 1 sobre o Palmeiras, no sábado. A presença do Campeão de Tudo ganhou destaque no site da Conmebol. Em 3º lugar no Brasileirão, o Inter vai definir na última rodada da competição nacional se entrará na primeira fase ou na fase de grupos do campeonato continental.
“O Internacional está terminando a 37ª rodada na terceira colocação e a gente vai buscar muito a vitória contra o Figueirense, com 69 pontos, fazendo sua melhor campanha desde que o campeonato por pontos corridos foi criado”, comentou Marcelo Medeiros.
“Para ser campeão no Campeonato Brasileiro, um time precisa de continuidade. A nossa história ensina isso. O time de 1975 não foi criado em janeiro, ele sofreu um processo de qualificação que começou em 1971. E em outros momentos também foi assim. E é isso que a gente tem uma confiança muito grande. Esse processo de qualificação tem que continuar. É um trabalho que merece reconhecimento”, completou.
Dos 38 participantes, 30 já são conhecidos. Além do Inter, os outros times brasileiros serão Atlético-MG, Corinthians, Cruzeiro e São Paulo. O início da competição está marcado para o dia 4 de fevereiro. O Colorado vai em busca do tricampeonato.

fonte: Sport Club Internacional